Por OLHO DE BOTO
Toda droga apreendida pela Polícia Civil no ano de 2019 foi destruída na manhã desta quinta-feira (5) pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes.
Aproximadamente 240 kg de drogas sintéticas, cocaína, crack, maconha e skank viraram cinzas e fumaça em uma olaria no bairro Zerão, na zona sul de Macapá. Foi necessário o uso das carrocerias de duas viaturas do tipo picape para o transporte do entorpecente.
De acordo com o delegado Sidney Leite, titular da DTE, o número mostra uma evolução na guerra contra o tráfico de drogas do Amapá. Segundo ele, 127 traficantes foram presos e indiciados pela DTE este ano, com 104 prisões em flagrante, 59 a mais que em 2018, quando 45 pessoas foram presas por tráfico de drogas.
“Para um ano só, que é 2019, é o ano que nós tivemos mais apreensões. E a tendência é nos próximo período esse número cresça muito mais porque nós recebemos novos policiais e vamos receber outros, que ainda estão em formação policial na Academia de Polícia. O Concurso da Polícia Civil foi fundamental para alcançarmos esses números e sermos melhores ainda que em 2018”, avaliou o delegado.
Na incineração desta quarta-feira também foram destruídos entorpecentes apreendidos em revistas feitas por agentes penitenciários e policiais militares no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
Leite não estimou o valor da droga destruída, mas falou em “milhões de reais” de prejuízo para traficantes. As drogas permaneciam em um depósito da instituição até a finalização dos inquéritos que apuraram prisões de traficantes.