Prevenção no ICCA: Idade, ruídos, comportamento, as causas da perda da audição

O Portal SelesNafes.Com conversou com a fonoaudióloga Roberta Sussuarana
Compartilhamentos

INFORMATIVO PUBLICITÁRIO

O fonoaudiólogo é o profissional que atua no aprimoramento da comunicação humana, seja pela fala, escrita ou na audição. A fono Roberta Sussuarana Galvão é especializada em audiologia, segmento que estuda a audição e os sons.

Roberta faz parte da equipe do Programa de Prevenção à Saúde do Instituto Cristão de Cardiologia do Amapá (ICCA), que todos os sábados recebe pacientes interessados em passar pelos mais variados consultórios e também pelos principais exames.

Todas as consultas e exames são realizados numa só manhã, por meio de planos de saúde ou particulares. Uma equipe super-treinada conduz os pacientes por todos os especialistas com qualidade e dinamismo.

O ICCA funciona na Rua Marcelo Cândia, em frente ao Hospital São Camilo, no bairro Santa Rita.

Exames são encaminhados pelo médico otorrino para serem realizados pelo fono. Fotos: Seles Nafes

A maioria dos pacientes chega aqui com problemas na fala?

Não. Com queixa auditiva, como otites. Geralmente o paciente já passou com um otorrinolaringologista que encaminha para os exames que achar necessário. As pessoas as vezes chegam com tonturas, redução da audição, zumbido…

Até que ponto coçar o ouvido é ruim?

A cera é a defesa. Quando a gente introduz um cotonete, além de tirar um pouco dessa proteção a gente pode empurrar a cera e criar uma rolha. Essa rolha pode impedir a passagem do som, aí tem que fazer a remoção ou uso de medicamento com otorrino.

As rolhas podem produzir falsos resultados nos exames

Num exame de audição essa rolha pode atrapalhar?

Pode dar um falso resultado no exame de audiometria. Por isso, é sempre bom passar antes no otorrino para verificar a necessidade de um exame.

É verdade que essas coceiras podem resultar em câncer?

Quando a gente fala em ouvido a gente acha que é só esse pavilhão auricular. Mas o ser-humano tem seis ouvidos, sendo três de cada lado: a orelha externa, média e interna. Isso envolve todo um sistema. Às vezes uma queixa não é levada muito a sério, e por isso é preciso estar verificando sempre.

Depois do 40 ou 50 anos a pessoa vai tendo dificuldade com a visão. Com a audição isso também é natural que ocorra?

Com o passar dos anos há um desgaste das células que são responsáveis pela audição. Não é normal, mas é bem comum que na terceira idade a pessoa tenha uma perda auditiva. Pessoas que se expõem a ruídos intensos prolongados, no trabalho por exemplo, podem sentir esse desgaste bem antes.

Pacientes submetidos a ruídos prolongados podem ter perda precoce

Qual o tratamento?

O tratamento vai depender do diagnóstico do otorrino. Geralmente uma perda auditiva induzida por ruído é irreversível, e requer uso de aparelho auditivo.

Não existe cirurgia para corrigir?

Depende do tipo de perda. Tem a sensório-neural, que é na orelha interna; condutiva e a mista. Dependendo de qual for, o otorrino vai decidir.

Quem tem o costume de ouvir música alta com fones ou dentro do carro com o volume bem alto também está sujeito? Os adolescentes geralmente não acreditam…

É o mesmo exemplo que dei agora há pouco sobre a perda induzida por ruído. Isso ocorre ao longo do tempo, não é imediato.

Roberta Sussuarana faz parte da equipe do ICCA

Agendamentos para o Programa de Prevenção à Saúde deste sábado: 3224-3317 e 99144 0033 WhatsApp).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!