Por RODRIGO ÍNDIO
Está chegando a hora de receber 2020, e os últimos preparativos na orla de Macapá estão a todo vapor. Um dos momentos mais aguardados é o retorno da queima de fogos que deve durar cerca de 12 minutos. Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), esse será o maior show pirotécnico de todos os tempos.
O Corpo de Bombeiros Militar informou que uma pré-vistoria foi realizada diante do projeto apresentado pelos organizadores, mas a liberação efetiva do espetáculo só será feita após vistoria final que está prevista para acontecer no final da tarde desta terça-feira (31).
Além dos mais variados efeitos e cores disparados pelos mais de 1 mil rojões, outra novidade do show pirotécnico é que as balsas foram extintas este ano e o espetáculo acontecerá do Trapiche Eliezer Levy, que também receberá em sua extensão um efeito cascata. Tudo será comandado por uma máquina de disparada específica para show pirotécnico.
Trabalhando há 20 anos no ramo, Roger Ferreira, responsável pela empresa que comandará o show, diz que é bem melhor operar o espetáculo no trapiche.
“Na balsa é um show a parte, parece que os fogos saem de dentro do rio, mas no trapiche dá mais visão dos dois lados e alcança uma distância maior, na balsa da visão só de frente e de trás. São mil bombas de variados tamanhos, tem bombas de 3, 4, 5, 7, 8 e 12 polegadas, fora as tortas que farão um efeito diferente. Será um verdadeiro show”, garantiu.
O secretário Evandro Milhomem, disse que essa será a maior festa de réveillon realizada no Estado e com um custo mínimo.
“Você ter R$ 500 mil e distribuir para Macapá, Santana e demais municípios nos dá uma certeza de um retorno garantido para a economia do Estado. Tenho a convicção que teremos o maior réveillon de todos os tempos no Amapá”, garantiu Milhomem.
Na Beira-Rio, na orla de Macapá, o evento está sendo organizado pela Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap) com apoio do governo do Estado, que garantiu estrutura de palco, iluminação, som e uma atração credenciada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Os palcos já estão montados na frente do Trapiche Eliezer Levy e no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá. A expectativa é que 60 mil pessoas participem da programação.
Segurança
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá confirmou que atuará nas programações do Réveillon 2020 em todo o Estado, com 18 viaturas e 80 militares. Para o evento da Beira-Rio, haverá, ainda, duas lanchas à disposição.