Só agora eles fizeram o Enem

Dessa vez, as provas para esses candidatos foram realizadas no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, no centro de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Cerca de 50 estudantes que, por falta de estrutura adequada no dia da prova, não conseguiram fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tiveram nova chance nesta terça-feira (10), quando o teste prova foi reaplicado.

O processo está previsto em casos onde problemas logísticos impediram candidatos de realizar algum dos dias da prova na primeira oportunidade. Esse foi o caso de um grupo de candidatos que iria realizar a prova no dia 3 de novembro, na Escola Estadual General Azevedo Costa, no bairro do Laguinho, região Central de Macapá.

Naquele dia, pelas condições da temperatura das salas de aula, sem janelas e com os refrigeradores de ar quebrados, os candidatos negaram-se a fazer a prova.

Dessa vez, as provas para esses candidatos foram realizadas no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, no centro de Macapá.

Grupo de alunos que se recusou a fazer a prova em 3 de novembro por conta de falta de estrutura

A coordenação local do Enem participou do processo e garantiu o direito de reaplicação, que teve que ser solicitado também por cada candidato no site no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A reaplicação também será realizada na tarde desta quarta-feira (11), em todo o território nacional. O Inep não divulgou os números de candidatos que tiveram direito à reaplicação.

A prova

A prova desta terça-feira, de português, humanidades e redação, obviamente foi diferente da primeira aplicada no dia 3 de novembro. O tema da redação foi a influência, positiva e negativa do avanço tecnológico sobre as crianças.

Três textos embasavam o candidato a construir uma redação capaz de articular argumentos contra e a favor do uso excessivo das novas tecnologias, da internet e das redes sociais por crianças e adolescentes.

Patrícia Barros, de 35 anos, foi uma dessas alunas. Ela saiu comemorando, pois após o trauma inicial, preferiu o novo tema da redação.

“Gostei da prova, mais ainda da redação. Achei mais acessível esse tema de hoje do que o passado [acesso ao cinema no Brasil] também gostei muito da organização, das salas de aula grandes e climatizadas, agora e voltar amanhã e tentar tirar uma boa nota”, declarou a candidato que pretende cursar pedagogia.

Presos

Na terça, também foi aplicada a prova para Pessoas Privas de Liberdade (PPL) que, segundo o INEP teve um crescimento de 12,5% no número de candidatos. O total de candidatos no país foi de 46,163, segundo dados fornecidos pelo INEP.

As provas para esses candidatos foram aplicadas dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!