Wajãpis do Amapá apresentam documentário na Convenção Mundial do Clima

Apresentação do curta-metragem foi articulada pelo senador Randolfe Rodrigues. Documentário foi produzido por alunos de escola indígena de Pedra Branca do Amapari, no Amapá.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Alunos da Escola Indígena Estadual Aramirã, localizada em Pedra Branca do Amapari, a 183 km de Macapá, chamaram a atenção de líderes mundiais comprometidos a questão das mudanças climáticas que estão reunidos na Convenção Mundial do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP-25, que ocorre em Madri, na Espanha.

Na terça-feira (10), os indígenas apresentaram o documentário “MOMA’E JARÃ KÕ JIKUWAÊ’Ã KÕ (Os donos que a gente não vê), que foi produzido por estudantes Wajãpis, à representantes do parlamento Alemão, na COP-25.

A secretária do Parlamento da Alemanha, Rita Schwarzelühr-Sutter, assistiu em tecnologia 360º o documentário

O encontro foi articulado pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE), que em agosto passado indicou ao Facebook a escola de Aramirã para participar do Projeto Cineastas 360°. Na época, os indígenas passaram por capacitação para usarem a tecnologia de vídeo 360° para produzir um filme que retratasse questões relevantes de sua comunidade, em relação ao meio ambiente.

Os estudantes Kauri, Motan, Kuripiri e Aikyry Waiãpi aprenderam a desenvolver roteiros, filmar e editar usando tecnologia 360°.

A secretária do Parlamento da Alemanha, Rita Schwarzelühr-Sutter, se emocionou com o curta, que conta a realidade e os desafios do povo da floresta que tenta, diariamente, defender nosso bem mais precioso: o meio ambiente.

Randolfe indicou os estudantes Kauri, Motan, Kuripiri e Aikyry Waiãpi para participar do Projeto Cineastas 360°

“Rita ficou encantada, como todos nós, com a relação espiritual dos indígenas com a floresta e se comprometeu em pressionar o Governo Brasileiro em prol da sustentabilidade, inclusive em torno das cláusulas do importante acordo UE-Mercosul”, explicou o senador.

No encontro, os representantes do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha se comprometeram a lançar, já no próximo ano, um edital de financiamento de ONGs para ações de preservação da Amazônia.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!