Cobrador chamado de “feio” e “índio” na internet registra BO

Publicação de Matheus Jorge de Sousa Cruz ganhou repercussão nas redes sociais, após comentário ofensivo
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Uma postagem feita na rede social Facebook, pelo jovem cobrador de ônibus Matheus Jorge de Sousa Cruz, de 21 anos, no início da semana, está gerando uma grande polêmica. Tudo motivado por um compartilhamento que gerou comentários desagradáveis, ofensivos e criminosos.

A situação foi parar na delegacia e Matheus registrou nesta quarta-feira (22) um boletim de ocorrência contra a internauta, identificada na rede social como “Isabella Dara”, que reside no município de Porto Grande, a 106 km da capital do Amapá. Ela é a suspeita de ataques de racismo, étnicos, injurias e uma serie de crimes que se enquadram os comentários.

Matheus Jorge de Sousa Cruz avalia que foi desrespeitado. Foto: Rodrigo Índio/SN

Tudo teve início após o cobrador fazer a publicação de uma foto com a seguinte legenda: “Nem tudo na vida é passageiro”. Ele estava em seu local de trabalho, um coletivo que faz linha Congós/Jardim.

A postagem gerou uma euforia entre internautas que compartilhavam o post, elogiando o rapaz por sua simpatia e educação. Segundo o boletim de ocorrência, uma delas que é ruiva, de olhos verdes e de pele clara, não compactuou da mesma ideia da maioria e comentou: “Vejo um monte de menina compartilhando isso achando esse filhote de cruz credo bonito [e colocou emoticons de risadas]”.

Compartilhamento feito pela internauta. Imagem: reprodução

 

Outras pessoas saíram em defesa do cobrador

Ainda segundo o boletim, nos comentários desta publicação a mulher fez difamações e injúrias com relação a raça e etnia. O delegado Leandro Leite, da 6ª DP, recebeu a denúncia e falou dos próximos procedimentos.

“Como o fato foi ocorrido no ambiente virtual, a vitima foi ouvida na data de hoje. Ela expôs todo o fato e apresentou todos os elementos de formação. A suspeita será identificada na rede social através de parcerias e convênios com as empresas detentoras desses domínios desses sites, e assim que ela for identificada seja em Macapá, no interior do estado ou em qualquer lugar do Brasil, ela será intimada a comparecer a delegacia de polícia e será qualificada e interrogada sobre o fato em questão”, garantiu o delegado.

Delegado Leandro Leite: internauta será identificada e intimada a depor. Foto: Rodrigo Índio/SN

A suspeita pode responder pelo crime de injúria racial, que diz respeito à etnia, e eventualmente por injuria que corresponde a aspectos ofensivos relacionados a compreensão física da vítima. A pena prevista é de reclusão de 1 a 3 anos e pagamento de multa determinada pelo juiz.

Quem é Matheus?

Matheus Jorge de Sousa Cruz mora com a mãe e as duas irmãs pequenas, no bairro do Laguinho. Atualmente, só ele trabalha na casa, já que sua mãe está desempregada e faz bicos com a comercialização de cosméticos.

No dia 21 de março, ele completará três anos como cobrador da empresa Expresso Marco Zero e este ano começará a cursar engenharia. Ele disse que procurou a polícia por orientação da prima, Ianny Caroline, que inclusive o acompanhou até a delegacia.

“Fiz a publicação na tarde de segunda-feira (20), no intervalo de uma viagem, fazendo uma brincadeira relacionando meu trabalho. Após um dia dessa postagem, muitas pessoas estavam elogiando e achando engraçado. Mas uma que nem conheço veio me ofender, me chamou de filhote de cruz credo, de feio, que se quisesse ver índio ia para tribo e muitas outras ciosas”, desabafou.

Matheus Jorge de Sousa Cruz registrou o boletim de ocorrência na 6ª DP

O rapaz diz que continuará trabalhando normalmente e garantiu que não deixará de tratar bem os passageiros e as pessoas na internet.

“Se fosse um amigo meu não levaria a sério, mas acho que tem que ter respeito porque se fosse eu a sociedade iria me condenar. Então, nessas horas devemos ter direitos iguais. Não é porque ela é branca que pode falar essas coisas da nossa raça e etnia. Espero só que ela aprenda e a justiça faça sua parte. Continuarei sendo eu, alegre, simpático e trabalhador, não será isso que vai me abalar”, acrescentou o rapaz que também agradeceu pelo o apoio de todos.

A reportagem tentou contato, via Messenger, com a internauta que fez a postagem sobre Matheus Jorge de Sousa Cruz para ouvir sua versão sobre o caso. Mas, até a publicação deste matéria, não houve resposta. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!