Com 300 leitos, Hospital Universitário prepara concurso público

Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Com 83% das obras concluídas e previsão de ser inaugurado até o fim de 2020, o Hospital Universitário de Macapá recebeu, na manhã desta terça-feira (21), uma visita monitorada em seu complexo para avaliação do andamento dos serviços. Na oportunidade, foi anunciada a realização de um concurso público para a contratação de pessoal para atuar no local. São pelo menos 1,5 mil vagas imediatas.

O anuncio foi feito pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), na companhia de membros da bancada federal e a equipe de engenharia responsável pela finalização do projeto. A data de realização do processo e valores dos salários ainda serão anunciados brevemente.

“Serão disponibilizadas 1,5 mil vagas para o Hospital Universitário, sendo que será escalonado. Nós já tivemos reuniões com o general Ferreira e há um cronograma da empresa. Parece-me que começa com 50% de funcionamento desse hospital porque é uma engrenagem muito grande. Para se ter ideia, há uma estimativa de se trabalhar 3,5 mil pessoas terceirizadas quando estiver funcionando 100% esse hospital ao longo de 4 anos”, disse Alcolumbre, durante coletiva.

Senador Davi Alcolumbre faz visita monitorada nas obras do HU. Foto: Rodrigo Índio/SN

Hospital começará com 50% de funcionamento e, ao longo de 4 anos, passará a 100%. Foto: Rodrigo Índio/SN

O HU contará com 300 leitos, sendo 64 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os atendimentos serão de média e alta complexidade da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá. O foco da Universidade Federal do Amapá (Unifap) é habilitar um “hospital escola”, direcionando os atendimentos também para pesquisas de extensão, educação e desenvolvimento.

“Nós estamos sonhando ainda este ano entregar para o povo amapaense a obra que será gerenciada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que vai custear e fazer um concurso público. É importante para a academia, no ponto de vista da estrutura do curso de medicina e dos cursos afins da área da saúde, mas para o povo do Amapá, a maior obra de saúde dos últimos 50 anos”, ressaltou Davi.

Hospital atenderá média e alta complexidade. Foto: Rodrigo Índio/SN

Ao lado de André Zelazowski, responsável técnico da obra, Davi fez sua avaliação dos serviços. Acompanhe:

A obra e os equipamentos da unidade são orçados em R$ 172 milhões, de recursos do ministério da Educação, emendas impositivas da bancada federal e R$ 40 milhões de Davi, junto ao Ministério da Saúde.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!