Especialista fala sobre expansão do marketing digital no Amapá

Com empresa sediada em Macapá, Luciano Bruno venceu uma das categorias do prêmio “RD Summit”, maior evento de marketing e vendas digitais da América Latina.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Luciano Bruno é o jovem amapaense responsável pela empresa “TOT Marketing de Conversão”, que venceu no último 5 de novembro uma das categorias do “RD Summit 2019”, maior evento de marketing e venda da américa latina, reunindo mais de 12 mil pessoas e mais de 1500 agências em Florianópolis (SC).

A categoria vencida pela empresa amapaense foi a “Entrega de resultados”, que consiste na melhor utilização para obtenção dos melhores resultados dentro das ferramenta disponibilizada pelos organizadores do evento.

Luciano estima que há cerca de 400 mil usuários da rede social Facebook no Amapá. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

A premiação coroou anos os de experiência e de resultados positivos da atuação da TOT Marketing no mercado amapaense. Aproveitando a expertise do seu fundador, o Portal Seles Nafes conversou com Luciano Bruno sobre o panorama mais geral da área no Amapá.

Luciano estima que há cerca de 400 mil usuários da rede social criada por Mark Zulckberg no Amapá. Excluindo-se um percentual de 10 a 15% de usuários inativos, contas fakes e afins, pode-se dizer que quase a metade da população amapaense está na plataforma.
Outros 400 mil (obviamente, muitas vezes os mesmos) estão no Instagram, também propriedade do Facebook. Este fato por si, aponta que há um terreno fértil para o busca de mercados e negócios nas redes sociais mais populares. Entretanto, buscar os melhores resultados também depende de estudos, estratégias e de uma abordagem profissional.

“Tudo vai depender da estratégia. Qual o produto, qual o nicho que a empresa ou empreendedor quer atingir, quais as formas de tentar cativar, etc.”, declarou Luciano.

Especialista diz que candidatos devem ganhar seguidores, cativá-los e depois conseguir mover seus apoiadores

E é justamente nisso que sua empresa é especializada e que acabou de ser premiada.

“Vamos dizer assim: em 2013, eu acredito que nem 1% do potencial do marketing digital estava desenvolvido no Amapá. Hoje se eu fosse estimar estamos na casa dos 40%, ou seja, o crescimento foi grande, mas ainda pode crescer muito mais”, explicou o consultor digital.

Retorno com baixo investimento

Qualquer ação na internet pode ser considerada um marketing digital, mas isso não quer dizer que é um bom marketing. Muitas empresas amapaenses já ultrapassaram as formas mais artesanais de tentar promover suas marcas e fazer vendas on line.

Aquele sobrinho que “entende muito de facebook”, logo encontrará um limite e dificuldades de fazer expandir e vender uma marca ou produtos. Para isso servem as assessorias digitais.

Outro ponto é o baixo custo do investimento quando comparado ao da televisão, por exemplo. E há formas que se detectar o retorno ou não de cada real investido, pois a interação dos clientes na internet, nas redes sociais, na busca do Google, na mídia paga e, por fim, no website da empresa ou do produto que se queira promover, é muito maior do que em outros meios.

Campanhas eleitorais

2020 é ano de eleições municipais. Ao mesmo tempo que o especialista alerta para o fato de que o marketing digital e as redes sociais são apenas um dos pontos do caminho do candidato até a sua eleição, por outro lado é difícil o êxito sem uma atenção especial para este aspecto.

Candidatos devem ganhar seguidores, cativá-los e depois conseguir mover seus apoiadores. Tudo isto, ou para cada etapa destas, há estratégias que as empresas como a TOT buscam desenvolver cada vez mais.

Luciano finaliza informando que sua empresa, a TOT, depois de anos de parcerias, acaba de se fundir com a Agência Nagib, formando agora a Nagib Digital, que o empreendedor entende como mais um passo em busca da consolidação e do crescimento deste mercado no Amapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!