Internauta que discriminou cobrador de ônibus depõe e é indiciada por injúria

Dona do perfil é moradora do município de Porto Grande, cidade a 106 km de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A internauta que ofendeu, no início da semana, em uma rede social, um jovem cobrador de ônibus de Macapá foi identificada e indiciada por crime de injúria racial. O caso, denunciado na última quarta-feira (22), foi solucionado rapidamente pela equipe da 6ª Delegacia de Polícia Civil da capital, sob o comando do delegado Leandro Leite.

Depois que a vítima, Matheus Jorge de Sousa Cruz, de 21 anos, registrou queixa em Macapá, a polícia se debruçou em descobrir a localização da acusada.

Matheus Jorge registrou ocorrência na 6ª DP da capital

A internauta acusada, que não teve o nome divulgado pela polícia, mas no Facebook, onde o crime virtual ocorreu, ela usa o perfil com o nome de Isabella Dara. Ela tem 24 anos e reside do município de Porto Grande, cidade a 106 km de Macapá.

Na quinta-feira (23), o delegado da cidade interiorana, Bruno Braz, identificou, intimou e tomou o depoimento dela, que confirmou as postagens.

“Ela se mostrou arrependida e disse que não tinha a intenção de injuriar o rapaz. Mas depois que uma palavra é dita, isso não volta atrás, principalmente na internet, onde as consequências são nefastas”, afirmou o delegado Leandro Leite, que preside o inquérito policial sobre o caso.

Delegado Leandro Leite: “depois que uma palavra é dita, isso não volta atrás”. Foto: Rodrigo Índio/SN

Segundo ele, a apuração levou em consideração o comentário da usuária e um emotion – recurso gráfico do Facebook – em formato de lua na cor preta, simbolizando a raça negra, o que segundo as investigações, simbolizou a injúria racial.

“Eu vejo um monte de menina compartilhando isso achando esse filhote de cruz credo bonito”, dizia o comentário. Em outra postagem, a internauta atacou com discriminação a vítima chamando-a de “cara de índio”.   

Agora, a dona do perfil Isabella Dara vai responder na Justiça. A pena é de um a três anos de prisão, majorada em um terço em função da difusão na internet. O Inquérito Policial foi encaminhado à Justiça para as providências legais.

Entenda o caso

Tudo teve início depois que o cobrador Matheus Jorge fez uma publicação de uma foto sua com a seguinte legenda: “Nem tudo na vida é passageiro”. Ele estava em seu local de trabalho, um coletivo que faz linha Congós/Jardim em Macapá.

Após as ofensas de Dara, outras pessoas saíram em defesa do cobrador

A postagem gerou uma euforia entre internautas que compartilhavam o post, elogiando o rapaz por sua simpatia e educação. Mas, Isabella Dora fez o contrário. Compartilhou a foto ofendendo o rapaz: “Vejo um monte de menina compartilhando isso achando esse filhote de cruz credo bonito [e colocou emoticons de risadas]”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!