Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Um grupo de empresários do Centro de Macapá está descontente com uma medida recente da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), que proibiu o estacionamento dos dois primeiros quarteirões do canal da Avenida Mendonça Júnior.
A área é comercial e os lojistas preocupam-se com a diminuição da clientela, que agora não pode parar mais na frente de algumas lojas. Mesmo assim, como a medida é do fim de 2019, alguns motoristas acostumados a estacionar no local, continuam estacionando – e estão sendo multados.
Os lojistas contam que nessa semana viaturas da Guarda Civil de Macapá (GCM) começaram a fazer rondas no local.
“Como eram muitos carros, eles chegaram fotografando as placas dos carros e depois multaram. Isso, com certeza, vai espantar nossa freguesia”, declarou um dos comerciantes.
Falta de isonomia
Um dos pontos que mais chateia os comerciantes é a falta de isonomia na medida. Eles questionam porque apenas dois quarteirões – onde estão as lojas deles – foram alvo da ação.
Realmente, o trecho que vai da Rua Cândido Mendes até o final do canal da Mendonça Júnior, na esquina com Rua Odilardo Silva, continua sendo permitido estacionar carros, motos e caminhões dos dois lados da via.
“Porque essa falta de igualdade? Para nós, o certo é retirar essa faixa amarela que foi colocada aqui. O trânsito fluía bem nesse trecho e não tinha necessidade. Mas, se não for o caso, então que se proíba em toda a extensão do canal e não só aqui na frente das nossas lojas”, reivindicou um dos empreendedores.
Os empresários contaram que a ação foi realizada no dia 28 de novembro e que agora nesse início de 2020 têm sentido mais os efeitos negativos que a faixa amarela está trazendo.
CTMac
A Companhia informou, por meio de nota, que a mudança de sinalização horizontal na Avenida Mendonça Júnior, entre as ruas Binga Uchôa e Cândido Mendes, é proveniente de um estudo de Trânsito, que identificou lentidão no fluxo de veículos no perímetro.
Após análises, a CTMac modificou a sinalização, o que proporcionou um movimento maior de veículos.