Lojistas reclamam de proibição de estacionamento: ‘espanta clientela’

A Companhia de Trânsito de Macapá proibiu o estacionamento do lado esquerdo da via nos dois primeiros quarteirões do canal da Avenida Mendonça Júnior.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Um grupo de empresários do Centro de Macapá está descontente com uma medida recente da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), que proibiu o estacionamento dos dois primeiros quarteirões do canal da Avenida Mendonça Júnior.

A área é comercial e os lojistas preocupam-se com a diminuição da clientela, que agora não pode parar mais na frente de algumas lojas. Mesmo assim, como a medida é do fim de 2019, alguns motoristas acostumados a estacionar no local, continuam estacionando – e estão sendo multados.

Empresários reclamam que a faixa amarela está trazendo efeitos negativos nas vendas. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Os lojistas contam que nessa semana viaturas da Guarda Civil de Macapá (GCM) começaram a fazer rondas no local.

“Como eram muitos carros, eles chegaram fotografando as placas dos carros e depois multaram. Isso, com certeza, vai espantar nossa freguesia”, declarou um dos comerciantes.

Agentes estão multando quem estaciona do lado esquerdo do canal

Falta de isonomia

Um dos pontos que mais chateia os comerciantes é a falta de isonomia na medida. Eles questionam porque apenas dois quarteirões – onde estão as lojas deles – foram alvo da ação.

Realmente, o trecho que vai da Rua Cândido Mendes até o final do canal da Mendonça Júnior, na esquina com Rua Odilardo Silva, continua sendo permitido estacionar carros, motos e caminhões dos dois lados da via.

Comerciantes protestam que medida só foi adotada no perímetro onde ficam as lojas deles

“Porque essa falta de igualdade? Para nós, o certo é retirar essa faixa amarela que foi colocada aqui. O trânsito fluía bem nesse trecho e não tinha necessidade. Mas, se não for o caso, então que se proíba em toda a extensão do canal e não só aqui na frente das nossas lojas”, reivindicou um dos empreendedores.

Os empresários contaram que a ação foi realizada no dia 28 de novembro e que agora nesse início de 2020 têm sentido mais os efeitos negativos que a faixa amarela está trazendo.

Está proibido estacionar do lado do canal da Mendonça Júnior

CTMac

A Companhia informou, por meio de nota, que a mudança de sinalização horizontal na Avenida Mendonça Júnior, entre as ruas Binga Uchôa e Cândido Mendes, é proveniente de um estudo de Trânsito, que identificou lentidão no fluxo de veículos no perímetro.

Após análises, a CTMac modificou a sinalização, o que proporcionou um movimento maior de veículos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!