Da REDAÇÃO
A pesquisa anual de preços de material escolar do Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) encontrou, neste início do ano letivo de 2020, uma diferença de mais de R$ 100 entre orçamentos da mesma lista verificados em diferentes estabelecimentos de Macapá.
O estudo foi feito pelo Núcleo de Fiscalização nos dias 16 e 17 de janeiro. Na lista estão artigos exigidos por escolas particulares de ensino para acompanhamento dos preços praticados no mercado e divulgação para os consumidores.
O objetivo da pesquisa é oferecer uma referência ao consumidor através dos preços médios obtidos dentro da amostra pesquisada e incentivá-lo a pesquisar para economizar e evitar pagar por valores abusivos.
Os preços atualmente praticados podem ser diferentes e estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos, ofertas e promoções. Além disso, lojas da mesma rede podem praticar preços diferenciados, portanto, o consumidor deve ficar atento.
O Procon/AP elaborou uma planilha com 50 itens que compõem a lista de material escolar com os artigos mais procurados e realizou a coleta de preços desses produtos em 8 estabelecimentos, utilizando como critério indicativo o menor valor praticado pelo mercado.
A planilha com todos os itens e estabelecimentos pesquisados está disponível para download aqui.