Por RODRIGO ÍNDIO
Durante mais um duro dia de trabalho, o mototaxista Leonan Carvalho Melo, de 24 anos, encontrou uma carteira cheia de dinheiro em via pública, no município de Santana, a 17 Km de Macapá.
Seguiu para casa e contou as notas: R$ 1,8 mil. Apesar da tentação em tempos financeiros difíceis, não teve dúvida: fotografou o valor, os documentos e postou no Facebook à procura do dono. Com a velocidade das redes sociais não demorou até o proprietário da carteira aparecer.
O achado ocorreu por volta de 15h desta sexta-feira (3). O mototaxista trafegava pela Rua Claudio Lúcio Monteiro, próximo à empresa Amapá Florestal e Celulose S.A (Amcel), quando passou por cima da carteira e retornou para buscá-la.
“Quando achei a bolsa, nem vi o dinheiro, só vi os documentos. Quando cheguei em casa que percebi o dinheiro, aí fiquei agoniado, comecei a ligar e postar. Depois de um tempo, ele me ligou e falei para pegar comigo. Ele ficou emocionado, chorando, porque é difícil encontrar pessoas assim hoje em dia, honestas”, orgulhou-se o mototaxista.
Mesmo sendo de família humilde, Leonan Carvalho falou que em nenhum momento pensou em ficar com a carteira ou com o que tinha dentro.
“O dinheiro não era meu. Cada um deve dar seu batalho para ter suas coisas, honestamente, não se aproveitando das coisas dos outros. Estou com meu coração aliviado porque entreguei a bolsa, se tivesse gasto [o dinheiro], estaria com a consciência pesada. Sempre tive uma boa educação, minha família não é rica, mas luta para ter suas coisas”, ponderou Leonan.
A carteira é de Igor Cesar Marinheiro de OIiveira, que não sabe como perdeu-a. Assim que viu a postagem na web, fez contato com o mototaxista Leonan para receber seus documentos e o dinheiro de volta.
O encontro entre os mais novos amigos, ocorreu cerca de três horas após a carteira ter sido encontrada. Uma selfie foi feita para registrar o encontro e ganhou as redes sociais. Internautas parabenizaram a atitude.
“Não sei como ocorreu, posso ter colocado a carteira na porta do carro e quando fechei ela pode ter caído. Sabia que seria difícil encontrar, mas mantive a esperança, só não imaginava receber de volta com todo o dinheiro dentro. Tem gente que não devolve valores menores, imagine R$ 1,8 mil. Fiquei surpreso e muito feliz”, comemorou, ao agradecer, Igor.
O mototaxista Leonan relatou que ganha, mensalmente, com corridas um valor próximo da quantia que achou. Mas, ressaltou que não vê vantagem em obter dinheiro fácil, sendo que alguém estaria sofrendo com a falta dele.