Por SELES NAFES
Pela primeira vez em 12 anos, o Conselho Previdenciário de Santana, responsável pela fiscalização da Samprev, realizou uma eleição direta. O processo ocorreu na terça-feira (28), com participação maciça dos servidores municipais.
A iniciativa de realizar a eleição foi da própria presidência do conselho.
“Foi muito bem organizado e bem divulgado em todas as secretarias para que todos os servidores pudessem exercer o direito de votar”, avaliou a atual presidente do conselho, Paula Sabrina Santos.
Representantes da Câmara de Vereadores acompanharam o processo. O representante do legislativo no conselho, Wilson Campos, disse que a eleição corrigiu uma ilegalidade.
Segundo ele, os atuais conselheiros estavam há muito tempo ocupando a função, o que feria a Lei Orgânica de Santana, que prevê no Artigo 72 a participação direta dos servidores públicos por meio de voto.
“O conselho resolveu propor a eleição para que a atividade seja transparente e democrática”, comentou.
“A eleição foi tranquila. Agora a gente vai ter uma oportunidade na Samprev. A eleição ocorreu bem, sem nenhuma desavença. Desavença só lá fora”, avaliou com bom humor Antônio José Barbosa, representante dos aposentados e pensionistas no conselho.
Muitos servidores participaram pela primeira vez de uma eleição no conselho, entre eles Getúlio de Souza.
“Tomara que o novo conselho consiga desempenhar a fiscalizar, afinal é o nosso futuro”, ressaltou.
A presidente da Samprev comemorou a eleição.
“Que venham novos servidores para participar e acompanhar o futuro aqui dentro da Samprev”, disse Alderinda Ferreira, reforçando que a eleição direta com participação dos servidores regulariza a atividade conselho.