Santana: Pela 1ª vez em 12 anos, servidores escolhem conselheiros previdenciários

Conselho tem o dever de fiscalizar as atividades da Samprev, instituto de gerencia o fundo de pensão dos servidores de Santana
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Pela primeira vez em 12 anos, o Conselho Previdenciário de Santana, responsável pela fiscalização da Samprev, realizou uma eleição direta. O processo ocorreu na terça-feira (28), com participação maciça dos servidores municipais.

A iniciativa de realizar a eleição foi da própria presidência do conselho.

“Foi muito bem organizado e bem divulgado em todas as secretarias para que todos os servidores pudessem exercer o direito de votar”, avaliou a atual presidente do conselho, Paula Sabrina Santos.

Representantes da Câmara de Vereadores acompanharam o processo. O representante do legislativo no conselho, Wilson Campos, disse que a eleição corrigiu uma ilegalidade.

Segundo ele, os atuais conselheiros estavam há muito tempo ocupando a função, o que feria a Lei Orgânica de Santana, que prevê no Artigo 72 a participação direta dos servidores públicos por meio de voto.

“O conselho resolveu propor a eleição para que a atividade seja transparente e democrática”, comentou.

“A eleição foi tranquila. Agora a gente vai ter uma oportunidade na Samprev. A eleição ocorreu bem, sem nenhuma desavença. Desavença só lá fora”, avaliou com bom humor Antônio José Barbosa, representante dos aposentados e pensionistas no conselho.

Servidores compareceram em peso. Fotos: Walter Júnior/Divulgação

(De preto) presidente da Samprev ao lado da atual presidente do conselho

Muitos servidores participaram pela primeira vez de uma eleição no conselho, entre eles Getúlio de Souza.

“Tomara que o novo conselho consiga desempenhar a fiscalizar, afinal é o nosso futuro”, ressaltou.

A presidente da Samprev comemorou a eleição.

“Que venham novos servidores para participar e acompanhar o futuro aqui dentro da Samprev”, disse Alderinda Ferreira, reforçando que a eleição direta com participação dos servidores regulariza a atividade conselho.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!