TRE ouvirá partes e testemunhas sobre candidaturas “laranjas” no PTC do Amapá

Suplentes acusam que candidaturas femininas em 2018 teriam sido usadas apenas para cumprir formalmente critério de cotas, previsto na legislação eleitoral
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O desembargador Gilberto Pinheiro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), ouvirá todas as partes envolvidas e também testemunhas sobre as denúncias de supostas candidaturas femininas usadas como “laranjas”, pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) nas eleições de 2018.

Uma audiência de instrução ocorrerá no dia 14 de fevereiro para dar prosseguimento à apuração do caso, denunciado pelos suplentes a deputado estadual, Fabrício Furlan (PCdoB) e Roseli Matos (PP), que pedem a impugnação de toda a chapa de candidatos a deputado estadual da legenda. O caso é também investigado pelo Ministério Público Eleitoral.

Se o TRE optar por cassação de toda a chapa, suplentes serão diplomados. Foto: Seles Nafes/arquivo

Em caso de uma decisão favorável aos denunciantes, o TRE anulará a diplomação dos deputados estaduais eleitos pelo PTC, Jesus Pontes e Jaime Perez. 

Os suplentes acusam que o partido fraudou a regra de cotas de gênero, de 30%, colocando candidaturas que, na prática, não teriam concorrido ao pleito, cumprindo apenas formalmente a legislação eleitoral. Umas das ações indica que seis candidaturas tiveram acesso ao fundo eleitoral partidário, mas não obtiveram votos em urna.

A decisão do desembargador Gilberto Pinheiro, que é relator do caso no TRE, pela realização da audiência foi publicada na segunda-feira (13). 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!