Amapá tem 2 casos suspeitos de sarampo

Diagnóstico final sairá após segundo exame. Crianças nunca tomaram vacina. Foto: arquivo SN
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Dois irmãos, um bebê do sexo masculino de 9 meses e um garoto de 9 anos de idade, tiveram os exames com resultados positivos para sarampo em Macapá, no Amapá. A informação foi confirmada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), nesta sexta-feira (21).

Entretanto, os exames realizados até o momento não dão um diagnóstico definitivo para o caso das duas crianças. Isso porque, segundo protocolo do Ministério da Saúde, apenas após um segundo exame é que a confirmação pode ser feita. Uma nova coleta será realizada entre 15 e 20 dias.

“A SVS investiga dois casos suspeitos de sarampo em Macapá. O resultado da análise do primeiro material coletado pela Diretoria Executiva de Vigilância Laboratorial (DEVL) da SVS foi reagente para sarampo”, diz a nota da Vigilância em Saúde.

Segundo a superintendência, as duas crianças deram entrada no Pronto Atendimento Infantil (PAI) com os sintomas relacionados ao sarampo e sem o esquema vacinal. Ou seja, as crianças nunca tomaram a vacina contra o sarampo.

Crianças nunca receberam dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo. Foto: arquivo SN

Estado de saúde

Segundo informações checadas pelo Portal SelesNafes.com, o estado de saúde das crianças é estável e elas estão internadas e isoladas em um setor do PAI. Parentes e pessoas próximas e que tiveram contato com os dois receberam orientações.

Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS, afirmou que a população não precisa se alarmar.

“Mesmo em caso de confirmação, é necessário cautela. Os protocolos estão sendo seguidos, o quadro de saúde das crianças é estável e sempre manteremos a população informada, como está sendo agora”, informou Malafaia.

Em 2019, o Amapá teve dois casos de sarampo, no entanto, foram casos “importados”, ou seja, de pessoas que chegaram de viagem já com a doença. Se confirmados, os casos serão os primeiros no estado em quase duas décadas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!