Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Duzentos e oitenta e uma pessoas deixaram de ser civis e se tornaram soldados da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM) nesta sexta-feira (15), quando ocorreu a solenidade de formatura. Eles passarão a reforçar o patrulhamento ostensivo no estado.
O comandante geral da PM, Coronel Paulo Matias, comemorou a formatura e declarou que apesar de ainda apresentar déficit no número de policiais, os novos soldados irão reforçar a PMAP em todo o estado e permitir que a execução de novas operações.
“Grande parte desse efetivo, mais precisamente 100 homens, vão diretamente para os batalhões BPRE e BPTRAN para que nós possamos organizar o trânsito de Macapá, combater a criminalidade e acima de tudo evitar que vidas sejam ceifadas”, declarou o comandante.
Operação Tolerância Zero
Ainda na formatura, informando que os novos soldados serão distribuídos entre Macapá e todas as cidades do interior do estado, o Comandante da PM aproveitou para informar a execução de uma operação que denominou de “Tolerância Zero”.
“À partir de sexta-feira da semana que vem [dia 21 de fevereiro], a operação “Tolerância Zero”, onde tanto BPTran [Batalhão de Trânsito] quanto BPRE [Policiamento Rodoviário Estadual] e as demais unidades irão intensificar o trabalho no trânsito. Qualquer veículo que esteja infringindo qualquer norma de trânsito, estamos aptos através do convênio PMM [Prefeitura de Macapá] e Detran [Departamento Estadual de Trânsito], a fazer autuações devidas”, completou o Comandante.
Paintball e treinamento inovador
O tenente coronel Costa Júnior, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMAP e coordenador do Curso de Formação de Soldados (CFSD), elogiou a qualidade da turma e contou das novidades em treinamento.
“As turmas cada vez se tornam melhores, cada turma é superior à outra. Toda vez tentamos inovar, essa turma, por exemplo, usamos em técnicas de combate urbano paintball, onde é possível o policial sentir a troca de tiro e a adrenalina sem que ele corra riscos. É primeira turma que tem isso e na próxima turma vai ser sempre melhor”, concluiu o tenente coronel.