Hospital de Amor: Após baixa procura, enfermeira faz campanha via Whatsapp por exames

Enfermeira iniciou campanha em rede social para incentivar o público a conhecer a unidade e fazer os procedimentos preventivos
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Com o período das festas de carnaval, o Hospital de Amor de Macapá, registrou uma baixa procura por exames como mamografia e PCCU, que são oferecidos diariamente na unidade. Pensando em atrair o público alvo, as mulheres, foi iniciada uma campanha na web.

A iniciativa foi da enfermeira Samylle Pelaes (foto de capa da matéria), que escreveu um texto e publicou em um grupo de WhatsApp. Em minutos, a publicação ganhou uma grande repercussão e surtiu efeito positivo. O movimento dobrou.

“A ideia surgiu pela preocupação de sabermos que nossa cidade têm centenas de mulheres aptas a fazer a mamografia, por exemplo, e estarmos com baixa. Temos a capacidade de fazer diariamente 60 mamografias. Nas semanas anteriores tinha dia que sobravam até 27 vagas, é preocupante porque demanda a gente tem e precisávamos que as pessoas soubessem disso para buscarem esse atendimento”, explicou.

Público começou a aparecer após mobilização, mas ainda é possível atender mais mulheres. Fotos: Rodrigo Índio/SN

 

Hospital oferta exames diariamente

A intenção é fazer com que as amapaenses enxerguem o Hospital de Amor como uma opção para os cuidados da mulher.

E foi preocupada com a saúde da amiga que a autônoma Luciana Moura da Rocha, 53 anos, saiu do bairro Infraero 2 para buscar Cezarina Santos de Souza, 65 anos, no Santa Rita e levar ao hospital. Ela disse que o tratamento ajuda a salvar vidas.

“Trouxe ela para vermos se temos algo, se não tivermos vamos saber como se prevenir. Digo para outras pessoas que venham aqui e não tenham medo, não dói nada. A gente como mulher tem que se cuidar porque hoje em dia quando percebermos a doença já está muito avançada, então melhor buscar ajuda”, sugeriu Luciana.

Dona Cezarina Santos de Souza (esquerda), veio a convite da amiga, Luciana Moura da Rocha

Dona Cezarina fez sua última mamografia há mais de 10 anos. Ela tem a filha com câncer de mama e fala sobre experiência.

“Em 2011, ela descobriu o câncer na mama. Fez alguns procedimentos, mas o câncer voltou. Agora já fez uma cirurgia e aparentemente está curada. Ela é um exemplo de superação. Ela inclusive me pressionava para eu fazer meu exame, agora vim com minha amiga e recomendo que venham porque ninguém merece conviver com essa doença”, desabafou Cezarina.

Hospital fica localizado na zona norte de Macapá

A esposa do servidor público Cleonaldo da Silva Santos estava no trabalho e não tinha como ir buscar informações detalhas de como proceder para receber o atendimento. Sendo assim, o marido pegou sua bicicleta e saiu cedo do bairro Jesus de Nazaré em busca de informações.

“Eu, preocupado com a saúde da minha esposa li a mensagem na internet e vim saber mais sobre o assunto para poder passar para ela e conseguir informações detalhadas de tudo. Tem que correr atrás, nunca tinha vindo aqui, é uma estrutura muito boa e poucos conhecem. Mulheres se cuidem e homens apoiem sua companheiras nesse tratamento”, comentou Cleonaldo.

Cleonaldo da Silva Santos foi atrás de informações para a esposa

Para a mamografia, mulheres de 40 a 69 anos podem procurar a unidade munidas de CPF, RG, cartão SUS e comprovante de residência. A mulher chega, faz seu cadastro e retorna em no máximo dois dias. Como estava havendo baixa procura, o exame é feito até mesmo na hora.

Outra frente de trabalho que se tem é o rastreamento do câncer de colo, que começa com o preventivo. Também são 60 vagas diárias, nesse caso, destinadas a mulheres de 25 anos a 64 anos. Todos os exames preventivos são feitos no dia do cadastro.

O hospital fica localizado na rua Carlos Daniel, no bairro Infraero 2. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, de 7h a 17h30.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!