Mãe quer doar parte do fígado para filha viver e luta por transplante

A bebê Dalila Vitória precisa realizar o procedimento fora do Amapá, mas esbarra na falta de condições financeiras da família
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Uma família está lutando contra o tempo para conseguir um transplante de fígado, para uma bebê de 1 ano e 3 meses de idade. A criança foi diagnosticada com uma doença que provoca complicações na barriga, fortes dores, falta de ar e muita febre. A mãe está disposta a doar seu fígado para salvar a filha, mas esbarra na falta de recursos para viajar até ao hospital especializado, em São Paulo.

A família conta que a sensação é de que a menina pode explodir a qualquer momento, já que está muito inchada. A mãe, Mariléia Alves de Souza, de 33 anos, está tentando o apoio do programa de Tratamento Fora de Domicilio (TFD) no Amapá, mas sem sucesso. Nada ainda foi feito. O medo é que a bebê não resista e morra a qualquer momento. Dalila Vitória nasceu no dia 25 de outubro de 2018, mas a doença, a atresia das vias biliares, só foi descoberta 4 meses depois através de um exame.

Mariléia Alves, mãe da bebê, está decidida a fazer doação para a filha. Fotos: Rodrigo Índio/SN

A enfermidade se trata da ocorrência de um estreitamento progressivo, seguido pelo bloqueio dos dutos biliares, com início logo após o nascimento. Assim, a bile não consegue chegar ao intestino. Ela acaba se acumulando no fígado e então escapa para o sangue, o que causa uma coloração amarelada da pele (icterícia). Uma formação progressiva e irreversível de cicatrizes no fígado, um quadro clínico denominado cirrose, tem início por volta dos dois meses, caso o defeito não seja tratado.

Inchaço do fígado causa dores na pequena Dalila Vitória

Só o transplante pode salvar a criança que, mesmo com todos os problemas que enfrenta, sorri ao ver o flash da câmera e posa para as fotos, mostrando toda sua inocência. 

“Tudo o que eu puder fazer eu farei para ver minha filha curada. Estou correndo atrás de tudo aqui, mas está muito difícil porque vivemos da agricultura e não temos emprego na cidade, mas não desistirei. Por isso peço a ajuda da população para eu conseguir viajar com a minha filha e ter como me manter por lá. Me ajudem a não perder minha filha pelo amor de Deus”, implorou emocionada.

Receituário confirma que criança necessita do transplante

 

Família se mudou de Breves para Macapá para tentar salvar a menina

A bebê Dalila Vitória, a mãe Mariléia Alves, e o marido Manoel Dias Batista, de 25 anos, largaram tudo no interior de Breves, no Estado do Pará, e estão morando de favor na casa de familiares em Macapá. Para piorar, a menina está precisando de roupas maiores, fraldas, leite e mingau.

Quem tiver interesse e puder ajudar a família, pode entrar em contato com os números (96) 99160-6702 (WhatsApp), (96) 99179-7294 (ligação) ou ir até a família, na Travessa Manoel Quaresma Mendes, 859, Novo Buritizal, próximo ao conjunto Jardim Açucena. Quem preferir pode fazer transferência bancária. Dados:

CPF DA TITULAR DA CONTA POUPANÇA: 00944430252
Nome: Jaciane de Souza dos Reis.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!