Marabaixo é destaque no Carnaval de São Paulo

X-9 Paulistana levará para a avenida tema que aborda a batucada brasileira do Amapá ao Rio Grande do Sul. Amapaenses estarão na Ala do Marabaixo
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Muita gente não sabia, mas a maior manifestação cultural do Amapá será um dos destaques no desfile das escolas de samba do Carnaval de São Paulo, que começará na noite desta sexta-feira (21) e só terminará ao amanhecer de sábado (22). Uma das alas da X-9 Paulistana fará uma homenagem ao Marabaixo.

Com o tema “Batuques para um rei coroado”, a agremiação promete uma bela e emocionante viagem pela batucada brasileira, reunindo as principais manifestações do país em seu samba enredo, alas, carros alegóricos e fantasias.

A ideia foi do carnavalesco da X-9, Pedro Magoo. Num vídeo onde fala sobre o enredo, Magoo explica que a história do batuque brasileiro será contada no desfile por um personagem que testemunhou duas crianças gêmeas enganando a morte com o uso de tambores.

“Ele (personagem) ficou encantado pelo toque mágico de seus tambores. Os gêmeos lhe deram uma missão: Você vai seguir o seu caminho, vai conhecer outras batucadas e no final nos encontraremos novamente. E quando isso acontecer, você será recompensado. Ele seguiu sua missão, cruzou o oceano e chegou ao Brasil”, relata.

“Ele teve seu primeiro contato com essa mistura do batuque do negro, do índio e do branco com influência europeia. E ele começou sua peregrinação pelos quatros cantos do Brasil, do Marabaixo do Amapá até o Tambor de Sopapo do Rio Grande do Sul”, acrescenta. Assista.

A X-9 Paulistana é bi-campeã do Grupo de Elite. Foto: Jornal Hoje em Dia

Esse conto materializado pela X-9 na avenida também incluirá outras manifestações, como o Boi de Parintins, e ritmos do Nordeste como o maracatu e o xote.

“Emocionante desfilar na escola que está enaltecendo a nossa maior manifestação cultural. Demonstra essa rica diversidade da cultura brasileira, que é uma marca do nosso país, que é fruto dessa mescla de raízes indígenas, negras e lusitanas. A nossa ancestralidade está aflorada em poder participar desse contexto”, disse ao Portal SelesNafes.Com a deputada estadual Cristina Almeida (PSB), que desfilará na Ala do Marabaixo junto com 20 amapaenses. Todas estarão usando trajes criado pelos estilistas da X-9 Paulistana.

Traje que será usado na Ala do Marabaixo. Foto: Divulgação

A escola entrará na avenida por volta das 5h50min já da manhã de sábado (22).

“Que o povo amapaense por assistir, mandar energia positiva pra gente, porque é uma grande homenagem para todos vocês do Amapá”, convidou o jornalista Leandro Nascimento, da assessoria de comunicação da X-9.

Saiba mais sobre o samba enredo clicando aqui

Foto de capa: Márcia do Carmo

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!