Por SELES NAFES
A Polícia Federal realizou duas operações para o cumprimento de mandados judiciais nas últimas 24 horas no Amapá, nas cidades de Macapá e Oiapoque. Os casos não têm relação entre si.
Na manhã desta sexta-feira (14), na capital, policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão no condomínio Central Park, no bairro do Beirol, na zona sul, e na sede do Amapá Terras, o antigo Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap), no bairro Santa Rita.
A PF apenas confirmou a operação, sem dar mais detalhes. Há pelo menos três anos o setor vem sendo investigado pela Polícia Federal e Ministério Público Federal.
Diferentes inquéritos apuram crimes ambientais, cobranças de propinas, emissão de créditos falsos de desmatamento, entre outras irregularidades.
Um dia antes, outra operação tinha ocorrido em Oiapoque, a 590 km de Macapá, onde os policiais prenderam um homem acusado de contrabandear da Guiana Francesa baterias usadas de veículos, material proibido no Brasil.
A operação é derivada de um trabalho de apuração em parceria com a Receita Federal e Ibama. O Exército deu apoio no cumprimento do mandado que terminou com a prisão em flagrante de um comerciante que não teve o nome divulgado.
A PF divulgou uma foto da apreensão, e informou que o acusado responderá por contrabando e crime contra o meio ambiente.