DA REDAÇÃO
Até o fim do primeiro semestre deste ano, a Empresa de Energia Cachoeira Caldeirão instalará 10 sirenes de emergência abaixo da usina, localizada no Rio Araguari, entre os municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande.
O objetivo é que as ferramentas de comunicação sirvam para alertar a população em situações de possíveis rompimentos da barragem. A empresa informou nesta segunda-feira (3), que já conseguiu a licença ambiental para trabalhar na instalação. O investimento em segurança custará R$ 1,9 milhão.
Também para reforçar a segurança na região, serão construídas, em parceria com a Defesa Civil, rotas de fuga e pontos de encontro sinalizados.
A empresa explica também que, com a ajuda de softwares de medições em campo, foi definido o posicionamento das sirenes, que ficarão a uma distância de até 10 quilômetros da usina, permitindo melhor integração ao bioma local, sem impactos ao meio ambiente.
A instalação do sistema de segurança será realizada por uma empresa que já foi contratada e o plano está sendo avaliado pela Defesa Civil, podendo sofrer adaptações em função de pedidos do órgão.