Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
A Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) acaba de declarar a Piratas da Batucada a grande campeã do Carnaval do Amapá, conquistando o título no grupo especial, na tarde desta quarta-feira (26).
A apuração acontece na Passarela do Meio do Mundo, desde as 15h. O Piratão ficou com 269,4 pontos, contra 268,4 da Maracatu da Favela, segunda colocada.
Foi necessário usar o quesito Samba de Enredo como critério de desempate entre as duas agremiações.
“Voltando com chave de ouro. Quem sabe fazer Carnaval é o Piratão. A gente é bom com a ajuda de todo mundo”, disse o presidente da agremiação, Marcelo Zona Sul.
Com este título, a Piratas da Batucada passou a levantar o troféu por 18 vezes desde que o Sambódromo foi inaugurado, em 1997. Como foi o campeão no último Carnaval, em 2015, a agremiação passa a ser bicampeã.
6 – Solidariedade com 265
5 – Unidos do Buritizal com 267,8
4 – Boêmios do Laguinho 268,1 pontos
3 – Estilizados 268,2
2 – Maracatu da Favela 268,4
1 – Piratas da Batucada 269,4 pontos
O Piratas da Batucada entrou na passarela do samba às 5h do último domingo (24), trazendo o enredo “Viagem à Terra do Nunca”. O samba era um convite para o espectador fechar os olhos, entrar nas páginas dos livros e viajar na imaginação.
O cenário é do clássico infantil Peter Pan que dividiu a escola em quatro setores: “Nunca Deixar”, “Nunca Existir”, “Nunca Faltar” e “Nunca Acabar”.
A escola foi a única que não apresentou grandes problemas. Desfilou com mais de mil brincantes, sendo três casais de mestre-sala e porta-bandeira, três carros, um tripé, nove alas comerciais, cada uma com 60 componentes, ala das baianas, bateria com 150 integrantes e vinte destaques.
O desfile já encerrou volta de 6h20 da manhã. Mais cedo, a Emissários da Cegonha foi declarada a campeã do grupo de acesso.