Seu Antônio do churros: sabor de nostalgia no bairro do Trem

Autônomo faz sucesso com a venda do doce e conta sobre o carinho da clientela
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Há um churros no Centro de Macapá, o “Churros do Chaves”, “Churros tradicional” ou, simplesmente, o “Churros do Seu Antônio”, que fez a cabeça e o paladar de muita gente no final da década de 1980 e durante toda a década de 1990.

Ele ficava, com os seus funcionários com carrinhos afiliados, em frente a escolas tradicionais da capital, como o Colégio Amapaense (CA), Guanabara, o antigo CCA (hoje Professor Gabriel de Almeida Café) e o antigo GM (hoje Professor Antônio Pontes).

O Portal SelesNafes.com resolveu contar a história desse personagem e do seu produto. Hoje, seu Antônio ainda vende os seus famosos churros em uma esquina da rua Leopoldo Machado, ao lado do Escola Estadual Marechal Castelo Branco, no bairro do Trem.

Seu Antônio tem um ponto fixo para a venda, próximo à escola Castelo Branco. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Antônio Benedito Braga Pereira, como muitos residentes do nosso estado, veio de Belém do Pará morar em Macapá. Aos 68 anos, seu Antônio conta que chegou aqui em 1987 e logo começou o seu empreendimento com o churros.

O diferencial do seu churros é a massa. Ele diz que a receita é criação própria, que chegou a repassar para uma ou duas pessoas, mas prefere guardar o segredo.

Após uma rápida fritura, o churros é passado em um recipiente farinhado, que é, na verdade, farinha láctea. Aí entra uma dose grande, generosa, no interior da massa frita, de um gostoso doce de leite totalmente caseiro.

Receita para a massa é segredo

 

Doce de leite caseiro é também o que faz sucesso na venda do autônomo

A mistura dos sabores, o contraste do sabor levemente salgado da massa e a doçura do doce de leite, a mistura de texturas e o cheiro agradável, garantem todo o sucesso que os churros tem até hoje.

“Patrimônio do bairro”

Enquanto conversávamos com seu Antônio, diversos clientes chegavam. Um deles escutou nossa pergunta sobre insegurança e risco de assaltos. O cliente exclamou.

“Ninguém aqui mexe com seu Antônio, ele é patrimônio do bairro do Trem, todo mundo gosta dele”, afirmou Augusto Tavares, de 31 anos, professor desempregado e atualmente motorista de aplicativos.

Augusto Tavares: seu Antônio é patrimônio do Trem

Gratidão

Contente com o reconhecimento que tem de seus clientes antigos e das novas gerações, seu Antônio agradece.

“Aqui muitos dos meus clientes são os antigos estudantes das escolas em que eu trabalhei. Eles vem aqui com seus filhos, que quando vão crescendo também vão se tornando meus clientes. De Macapá não tenho porque sair, gosto muito daqui e agradeço o carinho da minha clientela” finalizou.

Feliz, ele agradece o carinho dos clientes

Seu Antônio do Churros geralmente trabalha de segunda a sexta (das 19h30 às 00:00), no mesmo ponto. Ele também aceita trabalhar em festas. Seu contato é (96) 98417-6837.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!