Por SELES NAFES
No Amapá, segundo dados oficiais apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) na noite desta quinta-feira (20), mais de 30 mil jovens entre 16 e 18 anos ainda não fizeram o alistamento eleitoral, ou seja, não possuem o título do eleitor. Para atrair esse público, o presidente do tribunal, desembargador Rommel Araújo apresentou o projeto “Eu Decido”.
A explanação foi feita durante um encontro com jornalistas na sede do TRE. O Eu Decido reúne uma série de ações que vão desde a meia-entrada a uma eleição simulada com participação de alunos de 15 escolas públicas.
A eleição terá candidatos temáticos (educação, saúde, segurança…), campanha eleitoral nas redes sociais, debate, votação nas urnas eletrônicas e até uma audiência pública com os verdadeiros candidatos que disputarão a prefeitura de Macapá, em outubro deste ano.
O presidente do TRE também concluiu que era preciso oferecer um incentivo para que o jovem se sinta estimulado a procurar o alistamento eleitoral. A saída encontrada foi a meia-entrada, um direito que os estudantes já possuem, mas que é limitada hoje apenas a cinemas e eventos culturais com apresentação da carteira do estudante. Nessa nova roupagem, bastará apenas apresentar o título de eleitor impresso ou o E-título no celular para conseguir o desconto de 50%.
O desembargador Rommel Araújo, que idealizou uma meia-entrada mais ampliada, sugeriu que a Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores criassem novas leis no ano passado prevendo o benefício.
A meta agora é informar a juventude sobre esse novo benefício e conscientizar os estabelecimentos e promotores de eventos.
“Não estamos comprando o jovem. Trata-se apenas de um estímulo para que ele busque cidadania e participar da vida política do país”, justifica o desembargador.
O presidente do TRE revelou ainda que vai tentar buscar a parceria do comércio para ampliar ainda mais o incentivo ao jovem que buscar o alistamento eleitoral.
A ideia permitir que os novos eleitores também tenham direito a descontos em livrarias e até lojas de roupas.
Atualmente, o Amapá tem 512 mil eleitores, sendo 292 mil apenas na capital.