Por SELES NAFES
Uma equipe da Guarda Civil de Macapá flagrou, na tarde deste domingo (22), uma igreja evangélica realizando um culto presencial, o que contraria o decreto do Estado que suspendeu as atividades religiosas em todo Amapá que gerem concentração de pessoas.
Averiguando denúncias de moradores, os guardas foram até a Igreja Quadrangular do Lago da Vaca, no bairro Novo Horizonte, na zona norte da capital, no fim da tarde.
O culto estava em andamento. A igreja não estava lotada, mas havia vários membros sentados em cadeiras afastadas uma das outras. Apesar desse cuidado, a situação foi considerada irregular já que o decreto proíbe atividades em templos e mesmo em locais abertos por causa do risco de transmissão do covid-19, o novo coronavírus.
Como se não se trata de um crime, os guardas civis conversaram com os pastores e membros e pediram que o evento fosse encerrado.

Fieis estava afastando, mas desrespeitaram proibição de manifestações religiosas em templos. Foto: GCM/Divulgação
A maioria das igrejas adotou celebrações transmitidas por redes sociais. Mas, de acordo com a prefeitura de Macapá e a PM, são muitos os casos de desrespeito, especialmente em igrejas e academias de ginástica.
A Polícia Civil do Amapá divulgou que alguns casos poderão ser considerados crimes contra a saúde pública.