Brasil fecha fronteira com a Guiana Francesa

Cerca de 90% das catraias paralisaram, e pela manhã apenas cargas podiam passar pela ponte binacional
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O governo federal publicou a Portaria 125 nesta quinta-feira (19) determinando o fechamento de todas as fronteiras do Brasil, o que inclui a faixa com a Guiana Francesa, no extremo norte do país. Desde o início da semana, a França já tinha limitado de forma rigorosa o fluxo de viajantes em seus limites.

A portaria, no entanto, estabelece que apenas estrangeiros estão proibidos de entrar em solo brasileiro. Cidadãos do Brasil poderão retornar, isso se conseguiram autorização das autoridades francesas.

O fechamento vale para as fronteiras com a Guiana Francesa, Guiana, Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Paraguai. A portaria deixa claro que estrangeiros que atravessarem sem permissão serão presos e deportados. Eles não poderão reivindicar refúgio. 

Isaac Silva (óculos) conversa com policiais franceses na aduana da Guiana. Fotos: PMO

Hoje pela manhã, de acordo com a direção de relações internacionais da prefeitura, cargas estavam passando pela ponte binacional e pessoas que comprovassem necessidade de atravessar estavam sendo liberadas pelas autoridades francesas.

“Apesar de ter caído em 90% o movimento de catraias, algumas ainda se movimentam transportando pessoas por uma questão de subsistência, mas acredito que isso também será restringido em breve”, avaliou o diretor de relações internacionais da prefeitura, Isaac Silva.

Leia aqui as regras da portaria de fechamento da fronteira.

Situação em Oiapoque

Em Oiapoque, cidade que depende muito do dinheiro trazido por turistas e comerciantes da Guiana, a prefeita Maria Orlanda (PSDB) já vinha defendendo o fechamento.

Reunião com órgãos de controle em Oiapoque

…foi conduzida pela prefeita Maria Orlanda

Ela assinou um decreto de situação de emergência na cidade, que entre outras coisas dispensa licitação para a compra de bens que precisem usados no combate ao coronavírus. A principal preocupação é com a falta de capacidade do hospital estadual para atender pacientes com o covid-19.

Ontem (17), no início da noite, autoridades de saúde, PF, Funai, Bombeiros, PRF, Polícia Civil, PM e Judiciário se reuniram no fórum da cidade para alinhar as medidas de prevenção.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!