Por RODRIGO ÍNDIO
Após o prédio do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap) passar por processo de lavagem e desinfecção na noite de segunda-feira (30), o Fórum Leal de Mira também recebeu o serviço na noite desta terça-feira (31). Recentemente, dois desembargadores que atuam nas duas sedes do judiciário foram diagnosticados com covid-19.
O presidente do Tjap, João Guilherme Lages, e o desembargador Carlos Tork, que contraíram a doença, dizem estar se recuperando sem apresentar sintomas graves. Até agora, o Estado concentra 10 casos positivos da doença.
Assim como no tribunal, o serviço de hoje alcançou as dependências internas e externas do fórum, como forma de prevenir e combater a propagação do novo coronavírus. A ação foi realizada pela prefeitura de Macapá.
Borrifadores realizaram a desinfecção nas áreas internas e no estacionamento. No entorno do prédio, trabalhadores com o auxílio de dois caminhões pipa lavaram paredes, grades, vidraças, calçadas e ruas com água, sabão, cloro isocianurato de sódio 65% e desinfetante.
Segundo Claudiomar Rosa, secretário da Zeladoria da capital, a ação teve início no último sábado (28) com higienização e desinfecção dos hospitais, UBS’s, prédios públicos (que mantêm os serviços essenciais), paradas de ônibus, praças, conjuntos habitacionais, estacionamentos e ruas com maior fluxo de pessoas.
“Esse serviço chamou atenção de empresários que estão cedendo gratuitamente os seus carros pipas e uma empresa cedeu seus funcionários para fazer a parte de higienização interna. O Estado está doando a água, então há uma comoção. Vamos continuar fazendo o serviço até vencer essa demanda”, enfatizou o secretário.
São 60 trabalhadores envolvidos na ação que envolve diversas frentes. O serviço se estenderá pelos próximos 15 dias.