“Como vamos nos higienizar sem água?”, diz moradora do Macapaba 2

Constante falta de água com o surgimento de epidemia preocupa moradores de conjunto na zona norte de Macapá
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A falta de água nas torneiras no Conjunto Habitacional Macapaba 2, na zona norte de Macapá, virou um problema ainda mais sério diante do alerta epidemiológico por conta do novo coronavírus (covid-19).

Medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, que reduzem o contágio da doença, não são praticadas no habitacional pela falta de água. Sem a adoção das recomendações, o risco de contágio é maior.

Roupas sujas…

 

… e louças acumulam nos apartamentos do conjunto. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Nesta quarta-feira (18), a dona de casa Rosinete dos Santos, de 39 anos, teve que carregar uma máquina de lavar e diversas roupas do 3° andar do bloco 14 na tentativa de conseguir água e ter o que vestir na semana. Ela afirma que não tem água há uma semana no conjunto.

“Engraçado que pagamos todas as contas e não temos água de qualidade nas torneiras. Agora tem esse coronavírus, como vamos nos higienizar sem água? Já que vivem falando para lavar as mãos. Aqui há muitas pessoas idosas e outras doentes, é falta de compaixão com o próximo. Para não dizer que não cai água, cai bem cedo, mas vem tão suja que se lavarmos as mãos com ela vão ficar mais infectadas ainda”, opinou.

Rosinete dos Santos carrega roupas…

 

e máquina de lavar para fora, na esperança de encontrar água

Na casa de Leidiane de Carvalho, de 32 anos, moram 4 pessoas e não é diferente. A louça está suja na pia e as roupas amontoadas no quarto.

“Todos os dias acordamos antes das 6h da manhã para tentar ter água mas é difícil, às vezes nem vem. Estamos preocupados porque além de nossas necessidades pessoais temos agora essa higienização por conta do corona, mas como se não temos dinheiro para comprar nem água mineral, álcool e máscara. Estamos sem saber o que fazer”, disse.

Leidiane de Carvalho: família acorda na madrugada para ter água em casa

No habitacional moram cerca de 20 mil pessoas. Procurada, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) informou que está ciente da falta de água no conjunto.

A pasta detalhou, que o Macapaba tem um sistema de distribuição isolado, e devido a problemas técnicos/mecânicos a bomba de captação precisou ser levada para a manutenção. Segundo a companhia, desde segunda-feira (16) as esquipes estão trabalhando para resolver o mais rápido possível e normalizar o abastecimento.

Donas de casa questionam como terão condições de tomar cuidados contra pandemia sem água nos apartamentos

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!