Coronavírus: Fake news sobre caso suspeito causa alvoroço em Macapá

Paciente não apresenta os sintomas da doença e médicos avaliam que critérios do Ministério da Saúde e da OMS não foram seguidos
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Um boato sobre um suposto caso de paciente com o coronavírus, no Hospital de Emergências em Macapá, se espalhou rapidamente pelas redes sociais amapaenses na tarde desta quinta-feira (5).

O caso foi descartado, o paciente recebeu alta e o Amapá segue sendo um dos poucos estados da federação onde ainda não há nenhum caso com pacientes sob suspeita de terem contraído o vírus.

A notícia começou a se espalhar, provavelmente, porque o paciente ao ir se consultar em uma Unidade Básica de Saúde, da zona norte de Macapá, chegou a relatar que esteve no município de Oiapoque.

O médico Klinger Almeida, do HE: paciente não apresenta nenhuma das características do coronavírus. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

O Portal SelesNafes.com conversou com o paciente minutos antes da sua alta. Ele afirmou que está com quadro gripal, mas sem febre há cinco dias. A pessoa, preferindo não se identificar, apenas explicou que foi ao posto de saúde pois está com muita secreção, resultado do quadro gripal que apresentou.

A reportagem do Portal SN também conversou com a direção do HE, que explicou que o quadro do paciente, seu histórico recente e os sintomas que apresenta descartam qualquer suspeita.

“Não existem casos suspeitos em Oiapoque. Houve a confirmação de cinco casos, importados, na Guina Francesa, mas não é um local endêmico, os pacientes estão isolados. O paciente está com uma gripe comum. Ele recebeu alta do médico Rafael Soares, um dos melhores infectologistas do Estado. Além disso, um clínico geral também o avaliou e o liberou. Foi fake news”, declarou Jeferson Araújo.

Outro médico, Klinger Almeida, completou.

“O paciente deu entrada em uma unidade básica e veio para o HE, mas o paciente não apresenta nenhuma característica do coronavírus, segundo os critérios do Ministério da Saúde e da OMS. E o principal é que ele não teve nenhum e qualquer contato com paciente com coronavírus e nem com área de risco”, explicou o médico.

O médico pediu que a população tenha tranquilidade e, sobretudo, cheque as informações com cuidado e critério antes de repassa-las em frente.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!