Covid-19: epidemiologista dá alternativa caseira ao álcool em gel

Composição, segundo o profissional de saúde, é eficaz para higienizar objetos, casa e ambiente do carro
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Atualmente, o álcool em gel tem sido uma das soluções de higienização pessoal mais procuradas. Na falta do produto e assustadas com a velocidade de contágio do covid-19 algumas pessoas têm utilizado o álcool 70% líquido até para limpar casas. Mas, de acordo com um epidemiologista amapaense, uma velha conhecida de todos nós, a água clorada, pode ser uma solução potente para a higienização de ambientes e objetos.

O Portal SelesNafes.com conversou com Patrício Almeida, da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado do Amapá (SVS). Patrício é epidemiologista, enfermeiro e doutor na área de doenças transmissíveis, e nos ensinou como fazer e aplicar a solução.

´Água sanitária deve ter cloro ativo de 2,0 a 2,5% de (p/p), explica o epidemiologista. Fotos: Nathan Zahlouth/SVS

Segundo ele, podemos obter vários litros de água clorada de forma mais fácil, barata e eficiente do que o álcool, que tem estado escasso nas prateleiras de mercados e farmácias. Para isso, basta misturar as doses certas de água sanitária com água limpa, potável.

Como fazer

Compre água sanitária com 2,0 a 2,5% de (p/p) de cloro ativo. Essa informação está no rótulo de toda garrafa de água sanitária no campo “princípio ativo” (ver foto).

Utilize um balde com cinco litros de água para um copo de 200 ml de água sanitária. Para medir os 200 ml, você pode utilizar um copo de cerveja (copo americano) ou um copo de geleia de mocotó, por exemplo.

O balde tem que ser fosco ou escuro, não pode ser transparente, pois o contato com a luz faz a solução perder suas propriedades. Depois de misturar bastante, o ideal é colocar o líquido em borrifadores ou até mesmo em um frasco de desodorante, para ser utilizado em cima dos ambientes, inclusive nas estantes e superfícies de dentro de casa.

“Isso serve, por exemplo, para uma situação onde você está na rua, você está retornando para o carro, pega isso e usa na maçaneta, no volante, no câmbio, nos corrimões das escadas, esses tipos de locais”, explicou o epidemiologista.

Combinação simples e barata, garante desinfecção de ambientes, garante o enfermeiro

Esse tipo de solução também é ideal para quando você receber compras em casa, borrifando em cima das sacolas, assim como em legumes e verduras.

Limpar áreas mais “pesadas” da casa

Para área mais rústicas, como o piso e a entrada da casa, a solução tem outras medidas. Mistura-se 1 litro de água sanitária com 4 litros de água limpa. Essa solução pode irritar a pele, causar desconforto, pois será muito mais forte, portanto, merece mais atenção ainda no manuseio.

“Essa é para usar no piso, na entrada de casa, em uma distância de pelo menos um metro e meio dessa entrada, deixando um pano de chão com essa solução e trocando-o pelo menos uma vez por dia, lembrando que tem que se usar uma luva para fazer a troca desse pano”, declarou Patrício Almeida.

Como toda recomendação que envolve soluções de produtos químicos, os mesmo devem ser deixados longe do alcance das crianças e os procedimentos devem ser feitos com atenção. O epidemiologista afirma que manter os calçados fora de casa, não levar a roupa de quem esteve na rua para dentro e outros cuidados com a higiene são muito importantes e podem ajudar a evitar novos contágios.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!