“Drive-thru” vacina mais de 10 mil idosos em um dia em Macapá

Primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe tem como público idosos acima de 60 anos
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Os três pontos de “drive-thru” (atendimento no carro) para a vacinação contra o vírus Influenza H1N1 ficaram lotados durante toda esta terça-feira (24), na capital amapaense. Nesta etapa da campanha de imunização, o público alvo são os idosos acima de 60 anos.

Somente hoje, segundo a coordenação de imunização do Município de Macapá, foram vacinadas 10,8 mil pessoas que estão na terceira idade.

Procura por vacina contra a gripe foi grande…

 

… em diferentes pontos da cidade. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Em tempos de pandemia mundial de Covid-19 e com decretos que restringem o funcionamento de vários estabelecimentos e a aglomeração de pessoas, a modalidade tem sido utilizada em diversas cidades para dar continuidade aos programas de saúde, mantendo-se os cuidados indicados na prevenção ao coronavírus.

Em Macapá, a expectativa é vacinar até 21,1 mil idosos até o dia 14 de abril. A atividade feita de forma experimental na segunda-feira (23) com um ponto foi considerada um sucesso com a aplicação de mais de 600 doses da vacina.

Ação visa evitar aglomerações de idosos nos postos de saúde

Devido ao sucesso e ao início de pequenas aglomerações em algumas unidades de saúde, a medida foi estendida para mais dois pontos. Um deles funcionou na Praça Beira-Rio, próximo ao Banco do Brasil, outro na Praça Barão do Rio Branco, ambos na área central da cidade. Um terceiro posto foi instalado na Praça da Rodovia do Curiaú, na zona norte de Macapá.

“O Drive-Thru é uma tentativa de não manter os idosos aglomerados, até porque a estratégia da atenção básica com a campanha de vacinação e contra o vírus corona é manter esses idosos em ambientes amplos, arejados e com grande circulação de ar, e o “Thru”, apesar deles estarem em um ambiente fechado, eles estão com a família, pessoas que estão juntos o tempo todo. É bem prático, chegou, vacinou, vai embora”, declarou Jorsette Cantuária, coordenadora de imunização municipal.

Respeitando a distância e evitando falar com os idosos, apenas com seus familiares, a reportagem conversou com Francinete Balieiro, que levou a mãe, Onete Balieiro, para tomar a vacina.

“Achei ótimo, pelo menos a gente não está correndo o risco de aglomerado e também é rápido”, declarou a filha.

Francinete Balieiro; sem riscos e atendimento rápido

A vacinação nos postos de saúde continua e a orientação, assim como para o drive-trhu é a mesma, que se evitem aglomerações e, como nesta primeira etapa a vacinação está liberada apenas para idosos, não há motivos para aglomerações de outros púbicos.

Para quem optar pelas Unidades Básicas de Saúde, por exemplo, a coordenação municipal de saúde orienta que se escolham horários em que os postos estejam menos cheios e, por fim, se o idoso tiver que ser acompanhado, que seja apenas por uma pessoa da família.

Os três pontos de drive-thru seguirão funcionando das 08h30 até as 18 horas (ou quando acabar o lote de vacinas), nos mesmos lugares que funcionaram amanhã, quarta-feira (25).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!