Por FERNANDO SANTOS, da Central de Comunicação
Autoridades municipais e lideranças comunitárias debateram acerca da qualidade da energia elétrica em Santana, cidade a 17 km de Macapá. A audiência pública foi promovida pelo Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Amapá (CONCEAP), nesta sexta-feira (6), na Câmara Municipal de Vereadores.
A audiência abordou sobre o atendimento humanizado, bandeira branca, expansão das redes, “perdas não técnicas” e iluminação pública.
O vereador Dr. Fabiano criticou os constantes apagões e outras distorções que afetam as famílias mais pobres, como a tarifa, a precariedade da rede de distribuição e da estrutura de atendimento ao consumidor.
“A reunião foi importante para tratar sobre a relação consumidor e CEA especificamente em Santana. Abordar dúvidas acerca da iluminação pública e a falta de energia em comunidades distantes como a Ilha de Santana. Portanto, demandas que afetam a nossa população há alguns anos e que eu, como parlamentar, venho acompanhando e lutando em busca de melhorarias”, comentou Dr. Fabiano.
O parlamentar lembrou que a segunda maior cidade do Amapá – com pouco mais de 120 mil habitantes – sofre com interrupções no fornecimento de energia elétrica, e que acompanha a situação dos moradores e inúmeros relatos sobre os transtornos e prejuízos provocados pelas falhas na prestação do serviço, sempre buscando acionar o Poder Público a fim de resolver o problema.
CEA
O representante da estatal na audiência informou que a empresa fará treinamento das equipes para humanizar o atendimento, e que está ampliando todas as atividades em Santana. especialmente depois da municipalização da iluminação pública.
Ele também informou que a CEA iniciou a ampliação da rede de distribuição, e que aumentou a fiscalização sobre as ligações clandestinas.
Em todo o Estado, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), atende mais de 200 mil unidades consumidoras.