Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
A partir desta quinta-feira (26) até o domingo (29), dezenas de artistas amapaenses realizarão apresentações de dentro de suas casas, transmitidas ao vivo pela internet. É o festival online “#FicaDiBubuia”, idealizado para promover cultura e enfrentar a monotonia da quarentena por conta da pandemia da Covid-19.
O festival está sendo organizado pela Duas Telas Produções e artistas locais que veem no evento uma oportunidade de divulgar novos e antigos sucessos, mas principalmente como uma forma de passar uma mensagem de cuidado uns com outros nesses dias de coronavírus. Música, literatura, performance e dança estão na grade de atrações.
A organização do festival explicou sobre o nome do evento.
“De bubuia, no nosso caboclês, é uma forma gentil de pedir: fica de boa, fica tranquilo, fica aí parado. Esse é o nosso jeito carinhoso de orientar que todos fiquem em casa para nossa segurança e a dos mais vulneráveis. Agora também é uma forma de dar opção e superar o tédio do isolamento residencial”, informou a organizadora, Susi Duas Telas.
No festival, veteranos como Manoel Cordeiro, Zé Miguel e Amadeu Cavalcante irão ladear atrações com cantoras como Brenda Zeni e Ariel Moura, bandas como Tia Biló, Dezoito 21 e Mini Box Lunar, poetas como Pat Andrade e Poetas Azuis e dançarinas como Hayam Chandra (programação completa no final da matéria).
As apresentações terão o formato de “pocket show”, com duração média de 20 minutos e as pessoas que estarão assistindo a transmissão poderão interagir com os artistas. Aliás, a interação entre as pessoas é justamente um dos maiores objetivos da iniciativa.
Para assistir ao festival, o internauta terá que se conectar na publicação, que será transmitida pelo Instagram no endereço @duastelasproducoesap.
Confira abaixo a programação.