Giratória, nova imagem de São José será inaugurada com missa

A nova imagem do padroeiro católico de Macapá fica no Parque do Forte, na orla da capital.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A nova imagem do padroeiro católico de Macapá, São José, será inaugurada com uma missa no Parque do Forte na orla da capital neste domingo (8), a partir de 8h.

A nova escultura foi feita em Macapá e é assinada pelo artista piauiense Leandro Plácido. O novo São José mede 3,15 metros e foi feito de uma mistura de concreto e gesso, pesando aproximadamente duas toneladas.

A plataforma circula sob a qual a imagem do santo foi colocada tem uma engrenagem interna que permite que ele gire em 360º. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Essa imagem terá uma novidade. O pedestal foi pensado para ser giratório, por isto, haverá momentos em que a imagem poderá estar de frente para a cidade, na posição sul, ou para o leste, de frente para o Rio Amazonas.

Isto é possível porque a plataforma circula sob a qual a imagem do santo foi colocada tem uma engrenagem interna que permite que ele gire em 360º. Um dos formuladores da ideia, explica a opção feita.

Alcir Matos: “A ideia é para agradar a todos os gostos possíveis”

“A ideia que tive foi para agradar a todos os gostos possíveis. Por exemplo, para a inauguração da imagem na missa, ela estará de frente para a cidade e para o público. Depois é possível movê-la”, declarou Alcir Matos.

Obra e local

A obra é fruto de uma parceria público privada. Empresários católicos fizeram a doação da imagem, a Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia) e outros atores doaram a escultura. Ao Governo do Estado do Amapá (GEA), coube a parte de articulação com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a construção do pedestal.

Últimos ajustes foram feitos neste sábado

Incialmente se pensou em substituir a atual imagem de São José que há na Pedra do Guindaste, mas reclamações da população e o valor histórico da imagem fizeram a mudança de local. A ideia foi, então, utilizar a frente da cidade e ligar a imagem ao monumento da Fortaleza, que também leva o nome de São José.

“Eu acho que é um monumento que agrega para a candidatura da Fortaleza a patrimônio mundial, é um monumento da fé católica que agrega à paisagem artística e cultural do entorno da Fortaleza”, explicou Alcir Matos.

Membros da Diocese de Macapá fizeram um “adesivaço”

Missa

Membros da Diocese de Macapá e fiéis estão empenhados na construção das festividade de 259 anos de São José de Macapá. Na manhã deste sábado (7) fizeram “adesivaço” com os carros que passavam na Rua General Rondon, na frente da Nova Catedral e convidaram a população para a inauguração.

Danilo Amoras, coordenador da festa social de São José de Macapá

“Iremos fazer uma grande missa aqui no Parque do Forte amanhã. A missa será celebrada pelo do Bispo Dom Pedro José Cont. Teremos a presença da banda da Polícia Militar e também de atrações como o cantor Osmar Júnior. Venham!”, convidou Danilo Amoras, coordenador da festa social de São José de Macapá.

O dia de São José é comemorado em 19 de março.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!