Por SELES NAFES
A Diocese de Macapá anunciou que vai acatar os decretos estadual e municipal baixados para evitar a aglomeração de pessoas, e que irá suspender todas as missas com participação de fieis até o dia 4 de abril.
A decisão foi tomada nesta sexta-feira (20), durante reunião na sede da Cúria entre o bispo Dom Pedro Conti e todos os padres que comandam paróquias, depois que o governo do Amapá e a prefeitura de Macapá baixaram decretos suspendendo atividades religiosas em templos ou locais públicos para evitar a transmissão do novo coronavírus.
“Não vai ser possível rezar missas na presença de fieis juntos, será a portas fechadas a começar de hoje. Algumas missas serão transmitidas pelo Facebook”, explicou o padre Rafael Donneschi, que foi o coordenador do último Círio de Nazaré.
Apesar da suspensão das missas, as igrejas permanecerão abertas.
“Apenas para orações individuais”, avisa Donneschi.
“Como italiano recebo recomendações da minha terra que (o isolamento) é o único jeito de não permitir que o vírus se alastre como está acontecendo lá (na Itália). É se fechar em casa. A medida é certa, mas não serve de nada se outros lugares ficarem abertos, com as pessoas se beijando e abraçando”, acrescentou.
A maior parte dos cristãos do Amapá segue a religião católica. A Diocese comanda 13 paróquias, e cada uma delas possui dezenas de igrejas menores chamadas de capelas sucursais.