Macapá doa urnas e anistia taxas de sepultamentos para vítimas de naufrágio

Decisão foi do prefeito Clécio Luís (Rede), que determinou a criação de um gabinete para dar apoio às famílias. Foto: Arquivo SN
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O prefeito de Macapá, Clécio Luís (Rede), determinou que equipes do município deem toda a assistência possível às famílias de vítimas do naufrágio com o navio Ana Karoline III, ocorrido no último sábado (29), no Rio Jari, Sul do Amapá. Vários passageiros eram moradores da capital.

No domingo (1º), a Secretaria de Assistência Social (Semast) enviou 10 urnas funerárias, e vai enviar mais 10 unidades a pedido das equipes. No total, 25 doações já autorizadas.

“Mas vamos liberar todas as que forem necessárias, além de apoio psicológico às famílias. Essa demanda exata (das urnas) ainda não temos, mas vamos atender”, explicou a secretária de Assistência Social, Mônica Dias.

O gabinete de crise montado pela prefeitura também decidiu anistiar as taxas no cemitério São Francisco, São José e Nossa Senhora da Conceição, todos administrados pela prefeitura.

“Também estamos conversando com os autônomos que fazem as caixas e gavetas de concreto do São José e do Nossa Senhora da Conceição para não cobrar preços altos dos familiares. Já mandamos cavar 10 covas no São Francisco”, explicou o secretário de Zeladoria Urbana, Claudiomar Rosa.

O cemitério São Francisco de Assis, que fica na BR-210, é o único onde os sepultamentos ainda são feitos diretamente no solo, sem impermeabilização de concreto.

Prefeito Clécio Luís montou gabinete de crise e autorizou doações de urnas. Foto: Rodrigo Índio/Arquivo SN

O prefeito também determinou que seja fornecido acompanhamento psicológico. Um número de telefone foi colocado à disposição das famílias dia e noite: é o 98802-8644.

“Toda minha solidariedade aos familiares das vítimas dessa terrível tragédia. Dedico a minha oração e peço a todos que orem, tanto para as vítimas quanto para seus familiares. Já montamos um comitê, que reuniu neste domingo para ajudar estas famílias e colocamos a prefeitura à disposição de todos”, comentou o prefeito Clécio Luís.

Cemitério São Francisco: 10 covas foram abertas

O prefeito ficou de se deslocar até o local do acidente para acompanhar as buscas.

Até o início da manhã, 13 mortes haviam sido confirmadas pelo Corpo de Bombeiros. O número de desaparecidos ainda e incerto, mas há o relatos de 23 famílias sobre entes que ainda não foram encontrados. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!