Mutirão tecnológico fará máscaras em impressoras 3D

Servidores de vários órgãos e profissionais toparam o desafio. Material será doado às forças de segurança e profissionais da rede de saúde
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Técnicos de órgãos públicos e profissionais liberais que possuem impressoras 3D decidiram se unir na prevenção ao coronavírus no Amapá. A meta é fabricar pelo menos 500 máscaras com pvc transparente, material que permitirá a higienização e a utilização por mais tempo.

A iniciativa foi da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que ganhou a adesão de funcionários do Senai, Unifap, Ifap e profissionais liberais que possuem o equipamento.

“Fechamos um protótipo da máscara que será impressa. Começaremos a produção amanhã (26), e o material será doado para profissionais de saúde e da segurança púbica”, explica o secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes.

Os profissionais e servidores também decidiram usar a mesma tecnologia para construir respiradores com material acrílico. A ideia é colocar os respiradores nos leitos hospitalares de pacientes mais graves.

Máscaras começam a ser fabricadas amanhã. Fotos: Setec

Rafael Pontes, secretário de Ciência e Tecnologia. Foto: Marco Antônio P.Costa

E o auxílio da tecnologia não para por aí. No mesmo mutirão, pesquisadores do Iepa, professores e estudantes dos cursos de Farmácia da Unifap e de engenharia química da Ueap, irão produzir álcool em gel no padrão recomendado pelo Ministério da Saúde.

“A produção será com recursos do governo do Estado para comprar os insumos e produzir em larga escalada”, acrescenta Pontes. A ideia é também doar o álcool em gel que for produzido.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!