“Operação Covid”: polícias irão fechar bares e casas noturnas se necessário

Apesar das ações serem educativas, desobediências a decretos que orientam evitar aglomerações poderão causar prisões, advertem chefes da PC e PM
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

As polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado do Amapá, irão iniciar, às 21 horas desta quinta-feira (19), a “Operação Covid”, ação que pretende fiscalizar, informar, conscientizar e, se necessário, fechar, bares, boates e casas noturnas com grande aglomeração de pessoas.

A determinação para as forças de segurança foi dada pelo governador Waldez Góes (PDT) e está baseada nos decretos estadual e municipal sobre a situação de emergência em saúde. A ação também irá abranger o município de Santana.

Chefes da PC, PM e CBM anunciaram operação. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

A ideia da operação é que ela seja cumprida com o máximo de diálogo possível, mas o uso de detenções, por exemplo, será feito em casos desobediência.

O delegado-geral da Polícia Civil do Amapá, Uberlândio Gomes, esclareceu as ações.

“O recado que a gente deixa é que evitem aglomerações, porque se eventualmente essas regras não forem cumpridas, a gente vai atuar na forma da lei. Porque quem descumpre, comete o delito do artigo 268 do código penal, com pena de até um ano. O que diz esse dispositivo? É infringir normas do poder público, o decreto do governador e do Município”, declarou o delegado.

Já há um roteiro de lugares pré-estabelecidos e mapeados pelas forças de segurança que serão alvo da fiscalização, o que não impedirá a ronda ostensiva em outros locais.

“Vamos levar essa mensagem pedagógica, aconselhamento, que se tiver ocorrendo a festa, que ele imediatamente aborte, se isso não for cumprido, nós temos que agir de acordo com a lei, que é a condução, a prisão em flagrante, desse empresário, desse cidadão, que será conduzido até o Ciosp. Ele pode incorrer no artigo 268, mas também no 132 que é a exposição de perigo à saúde ou vida de ‘outrem, como também o crime de desobediência”, complementou o delegado.

Ações percorrerão Macapá e Santana. Foto: Olho de Boto

Já o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Amapá, coronel Paulo Matias, falou em conscientização e na força que medidas como o isolamento social tem. O coronel fez um apelo para as pessoas ficarem em casa.

“Fiquem em casa, que nós da segurança pública iremos  ficar nas ruas por vocês”, disse.

Ações pedirão cumprimento de decretos aos cidadãos. Foto: Olho de Boto/arquivo SN

Quanto ao funcionamento das forças de segurança, a escala será normal.

“Nós da segurança, principalmente a Polícia Militar, fizemos um juramento de proteger a sociedade mesmo com risco da própria vida. Num caso desses, temos que fazer jus ao nosso próprio juramento, é por isso que estamos pedindo para a sociedade de modo em geral que fiquem em casa”, declarou o comandante.

Internamente na PM, o Coronel informou que será evitado que muitos policiais fiquem juntos, que atentem mais ainda para higiene, que andem com os vidros das viaturas baixados, dentre outras medidas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!