Por OLHO DE BOTO
Um homem procurado como principal suspeito de tentar matar um agente penitenciário foi capturado neste domingo (15) tentando atravessar a fronteira do município de Oiapoque com a Guiana Francesa, a 590 km de Macapá – onde o crime ocorreu, no último dia 5.
Elano Vieira Costa Teles foi cercado por uma equipe do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Oiapoque, sob o comando do delegado Charles Corrêa, quando estava atravessando o rio que divide as duas regiões em uma catraia – pequena embarcação com motor de popa.
De acordo com o delegado, a equipe sabia que ele tentaria fugir do Estado e por isso fez um trabalho de inteligência para descobrir a localização dele na cidade. E na manhã de domingo os policiais conseguiram alcançá-lo e impedir a fuga.
Elano estava com ordem de prisão decretada pela justiça. Ele também seria integrante de uma facção criminosa que atua no Estado do Amapá.
O atentado
O crime ocorreu no bairro do Ipê, na zona norte de Macapá. À polícia, a vítima, um agente penitenciário, contou que chegava em casa quando foi abordado por dois homens em uma moto. Segundo a versão dele, o passageiro, que seria Elano, sacou uma arma de fogo, mirou e puxou o gatilho seguidas vezes. Contudo, a arma não disparou.
Quando percebeu que a arma falhava, o agente correu para dentro de seu carro, foi quando os infratores aceleraram a moto. O agente foi atrás. Durante a perseguição, o passageiro voltou a tentar atirar, mas a arma não respondeu. O piloto da motocicleta acabou perdendo o controle.
Após a queda da moto, Elano conseguiu correr e fugir. Já o condutor não teve a mesma sorte e foi detido por populares. A polícia não divulgou o nome dele.