Psicólogos se mobilizam por atendimento voluntário no Monte Tabor

Comunidade terapêutica busca apoio para criação de espaço próprio para consultas
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Um grupo de psicólogos organizados no projeto “Ecoar” acaba de fechar uma parceria com o Monte Tabor, comunidade terapêutica amapaense de apoio e recuperação a pessoas com uso abusivo de drogas e álcool. A ideia é levar o atendimento psicológico, que será voluntário, como uma ferramenta no tratamento.

Localizado no quilômetro 64 da BR-210, o Monte Tabor não conta com o serviço desde o falecimento do psicólogo Tom Sobral, ocorrido em 2019. Tom era o idealizador e também fundador da instituição que há muitos anos ajuda pessoas em condições vulneráveis no Amapá.

Após falecimento de seu idealizador, Tom Sobral, comunidade terapêutica deixou de contar com acompanhamento psicológico. Foto: arquivo

Agora o trabalho tem continuidade através do seu filho, o advogado Israelton Sobral, de 30 anos. Foi ele que junto com a psicóloga Laurana Bandeira fecharam a parceria. 

“O atendimento psicológico é necessário, mas a gente estava sem psicólogo desde o falecimento do meu pai. Quase 100% das pessoas que estão no Monte Tabor, são de baixa renda e não conseguem arcar com uma terapia. Era um grande sonho meu fechar uma parceria, ter psicólogos lá dentro”, contou Israelton.

Israelton Sobral, atual coordenador do Monte Tabor: atendimento psicológico é necessário. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

A ideia surgiu do próprio Ecoar, que lançou a proposta para o Monte Tabor de fazer os atendimentos no centro. A ideia é fazer uma campanha para montar um sala, um ambiente agradável, em que as pessoas fiquem à vontade para falar.

O custo da ação está na construção dessa sala e no transporte dos psicólogos ao espaço, ao menos uma vez por semana. Além do seis profissionais, a ideia é atrair outros especialistas do segmento que possam doar um pouco da expertise que tem na profissão para ajudar o projeto social.

“É uma demanda de atendimento muito grande, não sei quanto cada vai poder estar lá. Eu, por exemplo, estou muito dedicada ao Ecoar, mas irei lá, é uma questão de vida pra mim. A intenção além da campanha para estruturar o espaço físico, é abrir também para uma triagem de outros profissionais, inclusive acadêmicos em formação”, disse Laurana Bandeira.

Laurana Bandeira: demanda grande de atendimento

Atualmente há 180 pessoas no centro, alunos, como a coordenação do Monte Tabor os denomina. Além deles, a ideia é que os familiares também possam receber atendimento psicológico.

Ecoar

O espaço Ecoar é uma “coworking”, ou seja, é uma clínica compartilhada por vários profissionais. O espaço físico inaugurou no sábado (7) e pretende desmistificar o atendimento psicológico, que pode ser importante para qualquer pessoa.

“Hoje ainda tem esse tabu da profissão ser elitista, ser para rico, e dela ser para louco, o que na verdade não é. A gente tem uma campanha que chama ´Terapia em Dia´, que é uma campanha permanente do espaço, para as pessoas entenderam que fazer terapia é normal, de uma forma preventiva, para evitar problemas maiores”, concluiu Laurana.

O Ecoar fica na Rua Goiás, 621 no Pacoval. Quem quiser ajudar o Monte Tabor na construção do espaço e no financiamento do projeto, basta entrar em contato através do telefone (96) 98104-2095.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!