Por RODRIGO ÍNDIO
Está fora de perigo o sargento da Batalhão de Operação Especiais (Bope) baleado na perna durante um patrulhamento realizado na zona norte de Macapá, na noite de quarta-feira (18). O procedimento cirúrgico foi realizado na manhã desta quinta-feira (19) no Hospital de Emergência de Macapá.
O policial militar Emerson Costa pertence ao Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), companhia do Bope. Por volta de 21h, durante um patrulhamento de rotina, a equipe na qual faz parte adentrou uma área de mata no bairro Ipê. Como o local é de difícil acesso, os militares seguiram a pé e foram recebidos à bala por bandidos.
Durante a intervenção Emerson foi atingido na perna esquerda. Os atiradores empreenderam fuga por uma área alagada, ainda no Ipê.
Segundo o capitão Jonas Santos, por conta da prioridade dada ao atendimento do policial, as equipes não puderam realizar a abordagem, mas identificaram que seriam pelo menos dois suspeitos. Outra equipes fizeram as buscas, mas, sem êxito. Porém, a polícia já tem uma linha de investigação a seguir.
“É uma questão de tempo a gente localizar esses indivíduos. Sobre o policial ser ferido, a gente sabe que é uma constante as equipes policiais serem agredidas por esses marginais. Desta vez, por conta da topografia do local e iluminação os indivíduos foram favorecidos, mas logo chegaremos até eles”, garantiu ao explicar.
Capitão Jonas falou ainda do quadro clinico do militar ferido.
“Ele foi socorrido ao pronto socorro onde fez um raio x e puderam ver que ele não corre risco de morte. O ferimento foi na região da perna, pelas características dos projéteis a gente supõe que sejam de uma espingarda. Hoje pela manhã, ele [militar] foi submetido a uma cirurgia para a remoção desses projéteis. O policial tá medicado, estabilizado e a gente aguarda a alta dele nas próximas horas”, detalhou o capitão.
Alguns objetos dos suspeitos foram localizados na área, inclusive um simulacro. A Polícia Militar continua as diligencias.