Amapá abre 2º centro clínico para pacientes com a covid

Unidade fica no prédio projetado para ser a Maternidade Bem Nascer, na zona norte de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Entrará em atividade a partir da tarde desta quinta-feira (23) o Centro de Atendimento Clínico Covid-19. Esse é o segundo espaço destinado pelo governo do Amapá, exclusivamente, para receber pacientes com a Covid-19 em Macapá.

Com 58 leitos, sendo 44 clínicos, 10 UTI’s e 04 semi-intensivos, o Centro Covid-19 2 fica na zona norte da capital, no prédio projetado para funcionar a Maternidade Bem Nascer, no bairro Renascer.

Capacidade é de 58 leitos, sendo 44 clínicos…

…, 10 UTI’s e 04 semi-intensivos. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Segundo o secretário adjunto de atenção à saúde, Plínio da Luz, diferente do 1º Centro Covid-19 – destinado apenas a pacientes de tratamento intensivo – esse novo será retaguarda para receber pacientes estáveis, que necessitam de internação com suporte clínico e supervisão médica ou de enfermagem.

“São 44 leitos clínicos, ou seja, pacientes que nesse momento não precisam de intubação para a manutenção da vida. Aqui será ofertada oxigênioterapia, além das principais assistências medicamentosas que esse paciente venha precisar. Inclusive, os pacientes internados no Centro 1 podem vir para cá”, detalhou Plínio.

Os trabalhadores também terão um espaço destinado para o descanso por conta da longa jornada de trabalho

Caso o paciente tenha o quadro agravado e precise de suporte avançado, será estabilizado e transferido para o Centro de Atendimento Intensivo Covid-19, na área central de Macapá – dentro do Complexo onde fica o Hospital de Clínicas Alberto Lima.

Atualmente há 22 leitos de UTI ativos, um deles destinado a um paciente que precisa de hemodiálise. Com o novo Centro, a possibilidade de expansão imediata é de 32 leitos intensivos no Estado.

Local está aparelhado com EPIs, insumos…

… produtos de proteção…

… e medicamentos

Os médicos que atuarão na unidade 2 serão os mesmos que atuam na rede assistencial. Já os demais profissionais, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e fisioterapeutas, estão sendo selecionados para reforçar a equipe multidisciplinar.

De acordo com o governador Waldez Góes, nesse Centro, as pessoas terão um espaço para terem informações diárias sobre familiares internados. Os trabalhadores também terão um espaço destinado para o descanso por conta da longa jornada de trabalho.

“Se houver necessidade de pacientes que sejam internados e que precisem de respiradores, portanto leitos intensivos, esse ambiente aqui tem energia 24h, rede de oxigênio, respiradores, e nós podemos transformar esses 58 leitos todos em leitos intensivos. Estamos organizados”, garantiu Waldez.

Governador Waldez Góes e secretário adjunto de saúde, Plínio, afirmam que o Estado está organizado

Ele enfatizou ainda que estão sendo estruturados Centros nos municípios de Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque, que serão entregues na próxima semana.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!