Por SELES NAFES
Em menos de 24h, o Amapá teve um salto nas estatísticas de casos confirmados de covid-19. Ontem (6) pela manhã eram 28 testes positivos para o novo coronavírus, depois 39 no fim da noite, e agora são 48 ocorrências, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo governo do Amapá por volta do meio-dia.
Dois pacientes, um deles em estado grave, estão internados no centro preparado pelo Estado para receber os casos mais graves da doença, no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).
Em relação ao boletim do fim da noite de ontem são nove novos casos, sendo “sete homens com 28, 30, 32, 48, 57, 62 e 65 anos; e 02 mulheres de 25 e 43 anos”, de acordo com o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública.
Dos 48 casos, sete estão em isolamento hospitalar e 35 em domiciliar. São 623 exames suspeitos em análise. Até agora, o Amapá registra dois óbitos, em Macapá e Santana.
O último boletim da prefeitura mostra que o número de pessoas curadas subiu de 4 ara 23.
No Amapá, o governo do Estado e a prefeitura da capital prorrogaram as medidas que suspenderam atividades econômicas para limitar a circulação de pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, o pico de circulação e transmissão do vírus começou ontem com previsão de ir até o dia 21 de abril.
Ontem, o portal SelesNafes.Com mostrou que o índice de isolamento no Amapá vem caindo na medida em que as pessoas estão deixando o isolamento e retornando às atividades do cotidiano.
Casos suspeitos por município:
Macapá: 498 suspeitos
Santana: 85 suspeitos
Calçoene: 07 suspeitos
Laranjal do Jari: 02 suspeitos
Oiapoque: 11 suspeitos
Pedra Branca do Amapari: 02 suspeitos
Porto Grande: 06 suspeitos
Serra do Navio: 09 suspeitos
Tartarugalzinho: 02 suspeitos
Vitória do Jari: 01 suspeito