Em Macapá, cãozinho que alertou vizinhança morre em incêndio

Animal morava com idoso em casa que pegou fogo. Bombeiros investigam possível queima da lixo como causa do incêndio
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

O incêndio que consumiu uma casa de madeira em poucos minutos na noite desta segunda-feira (6), no bairro Jesus de Nazaré, área central de Macapá, feriu levemente o dono da residência, um senhor de 70 anos. O sinistro, porém, acabou ceifando a vida de um pequeno cachorro que alertou a vizinhança sobre o início do fogo.

Assunção de Carvalho Pereira, aposentado, morava sozinho com seu cão e foi levado para o Hospital de Emergências de Macapá pelas equipes de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) com queimaduras leves, no braço e no peito.

Seu Carvalho, como é conhecido no bairro, é deficiente físico e não tem uma perna. Ele foi socorrido pelos parentes e vizinhos que moram muito próximos a ele. A irmã, Alde Carvalho, que mora na casa bem ao lado da que pegou fogo, conta como tudo ocorreu.

Com a chegada dos bombeiros…

 

Fogo foi controlado. Fotos: Rodrigo Índio/SN

“Por volta das sete, sete e meia, eu estava aqui com meu esposo quando começou. Ele não gritou de lá, foi o cachorrinho que estava muito agitado, latindo muito, que alertou. Aí meu esposo sentiu a quentura na nossa parede e já saímos pra socorrer ele”, contou a irmã.

Infelizmente, após o salvamento do Seu Carvalho, os vizinhos se deram conta de que o cachorro havia parado de latir, sem que houvesse tempo nem condições para o seu resgate.

Idoso teve ferimentos leves e foi levado a hospital

Possível causa do acidente

Conforme procedimento padrão, os bombeiros não declararam os possíveis motivos do incêndio, o que será feito somente após o setor de perícias inspecionar os escombros da casa. Entretanto, em conversa com vizinhos, o Portal SelesNafes.com apurou que o homem estava queimando lixo.

O mesmo vizinho afirmou ter escutado uma explosão, que poder ter sido um botijão de gás atingido pelo fogo da pequena queimada que o proprietário estaria fazendo.

capitão Elder Souza: residência foi toda consumida

A casa ao lado, da irmã chegou a pegar um pouco de fogo, mas a ação do marido com baldes d’água e a rápida chegada dos bombeiros, impediu que o fogo se alastrasse.

“Chegando no local verificamos que a residência, que era toda de madeira, já estava toda consumida. Era uma residência relativamente pequena, quatro por cinco metros quadrados, então o fogo consumiu muito rápido. A nossa preocupação principal foi fazer com que o fogo ficasse confinado aqui nessa residência e não se alastrasse mais, o que já estava acontecendo. A residência lateral já estava pegando fogo e no prédio aos fundos queimaram janelas e tudo mais. Mas graças a Deus conseguimos deixar o fogo confinado”, declarou o capitão Elder Souza, do CBM.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!