Energia elétrica: cortes estão suspensos, mas a conta vai chegar

Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) adotou novos métodos para o cálculo do consumo e geração de faturas.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) alerta os consumidores que embora os cortes no fornecimento de energia elétrica estejam suspensos – determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) – as faturas seguem sendo geradas e devem ser pagas.

Neste mês de abril, as contas não irão chegar na casa dos contribuintes porque a leitura dos medidores também foi suspensa pela resolução 878/2020, que adotou uma série de medidas de prevenção e combate à covid-19.

clientes de baixa e média tensão, que têm o medidor de energia instalado na área externa da sua residência…

…poderão fotografar o medidor e enviar para a empresa. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

“A resolução da Aneel suspende o corte e a leitura nas casas, mas por exemplo, o cliente que não pagar terá o nome negativado e sofrerá outras sanções”, esclareceu um informe de comunicação da empresa.

Para entrar em contato com a CEA o cliente pode usar o número 116 ou pelo whatsapp (96) 98414-0855.

Foto ou média

Como os funcionários da companhia não poderão fazer a medição, novos métodos foram adotados para o cálculo do consumo e geração de faturas. Na primeira alternativa, os clientes de baixa e média tensão, que têm o medidor de energia instalado na área externa da sua residência, poderão fotografar o medidor e enviar para a empresa.

Em nenhuma hipótese, o cliente deverá subir nos postes para fazer a foto

No caso de medidores nos postes, a fatura gerada será em cima da média de consumo dos últimos 12 meses. Em nenhuma hipótese, o cliente deverá subir nos postes para fazer a foto.

Ainda segundo a CEA, nas faturas já emitidas os clientes podem localizar o campo “data prevista para leitura” e enviar a foto para os canais que a companhia disponibilizou.

Pagamento e tarifa social

Para que o cliente receba as faturas por email ou código de barras por SMS, basta entrar em contato com os canais da companhia. Então, as contas poderão ser pegas pelos aplicativos virtuais de bancos, por horários agendados nas agências ou nas caixas lotéricas.

Cortes estão suspensos mas a fatura será emitida

Quanto ao programa de tarifa social, em que o Governo do Estado do Amapá (GEA) irá pagar as faturas das famílias com consumo até 220kW, a orientação é que o cliente entre em contato com a CEA para saber se a sua unidade consumidora já está cadastrada no programa.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!