Isolamento: com medo da covid-19, índios colocam portão na BR-210

Os waiãpi construíram cerca e portão na BR-210 para impedir a entrada de homens brancos e a saída dos próprios indígenas
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Os povos indígenas waiãpi, que vivem na região centro-oeste do Amapá, também decidiram aderir ao isolamento por causa da pandemia do novo coronavírus. Para limitar ao máximo a entrada e saída das terras indígenas, eles construíram uma cerca e um portão de madeira na BR-210 (perimetral norte).

Os índios terminaram de construir a estrutura no último domingo (19), e colocaram uma placa da Funai sinalizando que naquele trecho começam as terras waiãpi.

“O que decidimos que é não vão entrar fretes e nem os waiãpi poderão ir para Pedra Branca ou Macapá. Somente a saúde (equipes) terá a chave para entrar e sair das terras waiãpi”, explica o coordenador indígena da prefeitura de Pedra Branca do Amapari, Kureni Waiãpi.

A cerca com o portão fica na entrada da primeira aldeia waiãpi na BR-210, a Pinoty. Depois desse ponto só existem aldeias. 

Índios terminaram de construir a cerca e o portão no domingo (19). Fotos: Kawiri Waiãpi

No total, mais de 1,4 mil indígenas habitam as aldeias waiãpi. De acordo com o coordenador indígena, não há casos suspeitos e nem confirmados da covid-19.

“E nem vai ter, porque não estamos deixando ninguém sair e nem entrar. Somente a Funai e a saúde”, reforçou Kureni.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!