Morre idoso que tentou salvar cão de incêndio

Seu Assunção de Carvalho Pereira acabou inalando muita fumaça quando retornou para casa que foi consumida pelo fogo. Foto: Rodrigo Índio/arquivo SN
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Faleceu, nesta quarta-feira (08), o idoso Assunção de Carvalho Pereira, de 72 anos, após complicações oriundas das queimaduras e da inalação de fumaça do incêndio que consumiu sua casa no bairro Jesus de Nazaré, na noite da segunda-feira (6).

No dia do acidente, as queimaduras que o aposentado sofreu não eram consideradas graves pela família e mesmo pela equipe do Corpo de Bombeiros que atuou no salvamento e no controle das chamas. Porém, hoje, por volta das 6h da manhã, o aposentado veio a falecer no Hospital de Emergências de Macapá, no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

Casa foi consumida pelo incêndio. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

A família acredita que diversos fatores contribuíram para que o homem tenha tido problemas nos pulmões e não tenha conseguido se recuperar, como a idade, a grande quantidade de fumaça que inalou e o fato de ser fumante.

O aposentado, que morava sozinho ao lado da casa da irmã, tinha como companhia uma cadela, que foi quem primeiro alertou os parentes e vizinhos sobre o início do incêndio com os seus latidos. Como a casa era de madeira, o fogo consumiu o imóvel rapidamente.

Incêndio ocorreu na noite de segunda-feira (6)

A irmã de Seu Carvalho, como era conhecido, contou com mais detalhes como tudo ocorreu e revelou que o homem demorou mais a sair de dentro de casa, porque queria ir para o quarto salvar a cadelinha que estava presa a uma corrente.

“O vizinho viu o fogo, a cachorrinha dele latia e meu marido sentiu a parede da nossa casa quente. Meu marido derrubou a cerca e viu meu irmão aqui na sala [apontando para o que restou da sala em meio aos escombros]. O cadeado estava trancado, e ele mesmo pegou a chave e deu pro meu marido abrir, depois disso ele tentou ir pro quarto pegar a cadela. Ele já estava queimado, mas meu marido o puxou e o trouxe para fora. Aos poucos a cachorrinha parou de latir”, contou Alde Carvalho, irmã de Seu Carvalho.

Equipe do CBM no dia do sinistro. Foto: Rodrigo Índio/arquivo SN

As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros, mas parentes e vizinhos acreditam que pode ter relação com o fogueira para lixo que o aposentado estava fazendo um pouco antes do incêndio tomar conta da casa.

O velório foi curto e reuniu as últimas homenagens de parentes e amigos de Seu Carvalho que foi sepultado no final da tarde desta quarta-feira, no Cemitério São Francisco de Assis, na zona norte de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!