Morte de jovem marabaixeiro comove comunidade negra e cultura do Amapá

Descendente de quilombolas, Wendel Luan dos Santos participava ativamente de eventos culturais do segmento. Ele recebeu homenagens nas redes sociais
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A morte do jovem Wendel Luan dos Santos, de 23 anos, causou comoção entre os grupos de marabaixo e a comunidade cultural amapaense. Pessoas envolvidas com os movimentos prestaram homenagens através de notas e imagens das suas apresentações.

A família do jovem esclareceu que o falecimento não tem nenhuma relação com a pandemia de covid-19, como chegou a ser declarado em algumas postagens das redes sociais. Os familiares foram informados pelos médicos que uma infecção se generalizou no organismo de Luan – como era chamado –,  o que ocasionou a parada cardíaca e o falecimento.

Wendel Luan dos Santos era figura conhecida no marabaixo. Fotos: reprodução

O Portal SelesNafes.com conversou com a mãe do rapaz, Nice dos Santos, que explicou que o jovem tratava de a infeção há cerca de um mês. O problema acabou atingindo um de seus olhos e, na manhã do domingo (26), por volta das 9h da manhã, o jovem passou mal. Ele ainda foi levado para uma unidade de saúde na zona norte de Macapá, mas teve uma parada cardíaca e acabou não resistindo.

Wendel cursava o último período de pedagogia e tinha como principal característica o envolvimento em diversas manifestação culturais amapaenses. Ele era compositor de ladrões de marabaixo, tocava tambor de batuque, gostava de carnaval e já havia desfilado em algumas escolas de samba, além de participar de quadrilhas juninas.

Jovem em programação do Ciclo do Marabaixo

Como cantor, era figura carimbada e muito querida nos diversos grupos de marabaixo de Macapá.

A amiga, Elisia Congó, com quem dividiu diversas rodas de marabaixo, falou um pouco sobre Wendel.

“Ele era do movimento cultural, era o cara e ele se doava, vai fazer muita falta no nosso grupo. Nos três meses de ciclo [do marabaixo], ele se mudava para cá, e passava manhã, tarde e noite, fazia muitas apresentações em praças, escolas, um cara que tudo que você chamava ele estava pronto para fazer. Perdemos um grande amigo”, lamentou Elisia Congó, amiga e parceira do Grupo de Marabaixo Raízes da Favela Dica Congó.

Além de cantor, Wendel Luan dos Santos era estudante de pedagogia

Repercussão

A Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AP) externou, por meio de nota, suas condolências.

“A OAB externa profundo pesar pelo falecimento do jovem Wendel Luan Santos. Luan era jovem, bisneto da Tia Chiquinha do Curiaú, figura notória da cultura negra amapaense. Fazia parte do Marabaixo da Juventude e da Dica Congó”, diz trecho da nota de pesar.

Jovem recebeu homenagens nas redes sociais

A Associação Cultural Devotos de São José – Batuque e Marabaixo da Juventude também lançou nota.

“Um católico fervoroso, candomblecista, estudante e filho dedicado, foi inesquecível com sua alegria e irreverência por onde passou. Deixará um legado, mesmo tão novo e infelizmente temos que nos despedir”, diz a declaração.

No domingo, após três horas de velório, Wendel Luan dos Santos foi sepultado no cemitério do Curiaú, por ser descendente direto de quilombolas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!